Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Saúde

O Tema da Campanha da Fraternidade deste ano é sobre a Saúde. Aproveito a oportunidade para publicar uma opinião do Professor Antônio Vicente Golfeto sobre o tema:

"Normalmente ficamos muito preocupados com a doença e, assim, nos esquecemos do que é mais importante. Que é cuidar da saúde. Temos tido – ao longo do tempo – ministros, secretários estaduais e municipais de saúde. E entregamos à administração destes auxiliares, todo aparato que cuida das doenças. Que continuam sendo sobretudo ausência de saúde. Estas repartições são principalmente unidades básicas, hospitais e farmácias públicas. Portanto, ficam sob a responsabilidade de órgãos estatais que cuidam das moléstias. E, tanto quanto sei, cuidam pouco da saúde. Ou quase nada.

Na mitologia romana, Strenia era a deusa da saúde. E tinha uma irmã com quem tinha um excelente relacionamento. Ela chamava-se Letitia que, traduzindo, significa alegria. Portanto, de cara, os romanos já haviam relacionado alegria com saúde. Asclépio era os deus romano da medicina. Que reconhecia a importância de a saúde ser preservada com muito riso. Não com sorriso. Que este é superficial. O saudável é rir. E o riso profundo começa nas vísceras envolvendo coração, fígado, rins.

O pai da medicina, Hipócratis, já havia dado duas receitas fundamentais. Que chegaram até nós, nos dias de hoje, como poderosas sínteses. A primeira é: “não há doenças. Há doentes”. A indicação de que cada um é um, como diz a juventude, vale como nunca. É que todos os homens temos uma coisa em comum. Somos todos diferentes. A segunda é uma receita para a longevidade: “andar muito. Comer pouco. Dormir o necessário”.

Pelo que se tem notado – e há muito tempo, dizem os profissionais da área – quanto mais cuidamos da saúde, menos precisamos nos preocupar com as doenças."















Professor Antônio Vicente Golfeto
Membro Instituto de Economia da ACI Ribeirão Preto e Comentarista do Jornal da Clube.