Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Liturgia bem participada


Segue abaixo um texto do Arcebisto de Ribeirão Preto, Dom Joviano, que enfrenta um sério problema de saúde. Dediquemos nossas orações e meditações para sua recuperação e a estima de tê-lo novamente a ativa em nossa Igreja.

Este blog dedica esta Semana Santa ao Dom Joviano e à sua recuperação plena.

Segue o texto:

A participação ativa da assembleia nas celebrações do mistério pascal de Cristo  é  a  razão  de ser da liturgia. Evidentemente, participação não é fazer muitas  coisas,  mas  envolver-se  inteiramente, com o corpo e o coração, no mistério celebrado. Como alguém que acredita  e  vive o  que celebra  com  fé  e alegria.

O centro de toda a celebração está na presença de Cristo Ressuscitado, conforme o número 7 da Sacrosactum Concilium: “Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente  em sua Igreja, e especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no santo sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, pois aquele que agora se oferece pelo ministério sacerdotal é o ‘mesmo que, outrora, se ofereceu na cruz’, como sobretudo nas espécies eucarísticas. Ele está presente pela sua virtude nos sacramentos, de tal modo que, quando alguém batiza, é o próprio Cristo quem batiza. Esta presente na sua palavra, pois é ele quem fala quando na Igreja se lêem as Sagradas Escrituras. Está presente, por fim, quando a Igreja ora e salmodia, ele que prometeu:  ‘onde se acharem dois ou três reunidos  em meu nome, aí estou eu no meio deles’  (Mt 18,20).”

A  centralidade  da  ação litúrgica, sobretudo na Eucaristia, é simbolizada pelas duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia, o altar. Todos nós nos voltados para Cristo Palavra, quando se lêem as Escrituras e para Cristo Pão da vida, na  Oração Eucarística, seguida da comunhão sacramental ao Corpo e Sangue de Cristo. Na ação litúrgica, estamos todos voltados  para  Cristo   sempre. Por isso podemos responder ao convite  “Corações ao alto” com “O nosso coração está em Deus.”

A mesa  da Eucaristia é  o  centro visível do espaço celebrativo, onde se realiza a Ceia do Senhor, o Cordeiro imolado e vitorioso. Ali se reúne o povo santo de Deus na comunhão de amor com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.