Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Grande Semana

Com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, damos início à Semana Santa, do embate entre a vida e a morte.

Ramos verdes e cantos de alegria marcam a procissão que recorda a entrada do Senhor em Jerusalém. Jesus, o rei da paz, entra na sua cidade, a cidade da paz. O clima é de festa, mas sem ostentação: “Eis que o teu rei vem a ti montado num jumento, num jumentinho.” (cf Mt 21,1-21).

A Grande Semana nos leva a perguntar sobre o lugar que a fé deve ocupar na cidade.  Crer é caminhar, levando os ramos verdes da esperança, seguindo a Jesus. No filme “Deuses e Homens”, Xavier Beauvois conta a história real de 8 monges cistercienses, em Thibirine, Argélia, que se tornaram reféns de terroristas. Mas o pequeno grupo, depois de muita discussão, decide não abandonar a aldeia para poder servir a sua população com remédios, alimentos, calçados e, sobretudo, amizade. Decididamente preferem enfrentar a morte a abandonar o mosteiro, ritmando a vida com a liturgia e o serviço ao povo. O filme termina com o desaparecimento dos monges na neve, caminhando ao encontro da morte. Porque acreditavam na vida.

A vivência da fé na cidade enfrenta muitos embates, a começar pela indiferença. Mas o discípulo do Evangelho não se esmorece, ao contrário, sabe em quem colocou a sua confiança: em Jesus, o rei crucificado, que no alto da cruz, com um grande grito, entrega o Espírito à humanidade sofredora, representada por Maria, João e as santas Mulheres. Essa entrega de Cristo explica a decisão dos monges franceses e a de tantos discípulos e discípulas de Jesus - como Madre Maurina que sempre viveu para alegrar as crianças empobrecidas - e passaram pela humilhação, prisão e tortura. O Lar Sant’Ana, onde viveu a franciscana, continua como um marco na cidade, presença da fé que sabe acolher, partilhar e celebrar a vida. A esperança, diz o Apóstolo, não decepciona jamais! Celebremos a Grande Semana com os olhos fixos em Jesus e alargando o nosso coração para que o planeta que habitamos seja a casa de todos e não venha a perecer por causa da destruição das fontes da vida. (Campanha da Fraternidade). Páscoa é vida para todos!

Dom Joviano de Lima Júnior
Arcebispo de Ribeirão Preto