Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NOSSA MISSÃO DE SEGUIDORES DE JESUS!


Pe. Gilberto Kasper

 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente da Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo Educacional da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. 

Esta semana nos introduz no Tempo Comum do Ano Litúrgico, e liga a festa do batismo do Senhor ao seu ministério público na Galileia. Ao recordar o testemunho de João Batista no Jordão, celebramos o mistério da Páscoa de Jesus, e recordamos a forte palavra do Papa Francisco, durante a visita à Comunidade de Varginha, em Manguinhos (RJ), no dia 15 de julho de 2013, sobre nossa missão de seguidores de Jesus, que nos parece pertinente para este artigo:

“O povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais simples, pode dar para o mundo uma grande lição de solidariedade, que é uma palavra frequentemente esquecida ou silenciada, porque é incômoda. Quase um palavrão: solidariedade. Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade, comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais! Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, não é! Mas sim a cultura da solidariedade... ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. E todos nós somos irmãos... Não deixemos entrar em nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos, ninguém é descartável. Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica!... A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, quem não tem outra coisa senão a sua pobreza!” (CNBB. PAPA FRANCISCO, mensagens e homilias – JMJ 2013. Brasília: Ed. CNBB, 2013, p.29).

Somos chamados a viver bem nossa vocação e nossa missão de seguidores de Jesus. No próximo dia 20 de Janeiro, Festa de São Sebastião, celebraremos na Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres, na Av. Saudade, 202, Campos Elíseos em Ribeirão Preto, às 19 horas a ação de graças pelos 24 anos de Ordenação Sacerdotal, que tem como lema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).

 Logo após a Missa, teremos a alegria da quarta edição do Concerto de Acordeon com Gilda Montans e Meire Genaro, nesta data, em nosso Espaço Cultural de Espiritualidade! Sintam-se todos convidados para aquele momento de gratidão!