Pesquisar neste blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A ALEGRIA DO EVANGELHO


Pe. Gilberto Kasper
 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente da Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo Educacional UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. 

Um magnífico presente de Natal para os cristãos é a primeira Exortação apostólica do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual: A Alegria do Evangelho! A leitura da Exortação é tão deleitosa, que é impossível interrompê-la. Tem-se a impressão de que o Papa Francisco está aí, falando não à nossa razão, mas principalmente ao coração de quem se sente pastor, amante de suas ovelhas. Nosso estimado Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva, colocou a Exortação nas mãos de todos os padres, como presente de Natal. Certamente todos já lemos e assimilamos os contundentes e desafiadores conselhos do Santo Padre Francisco!

A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele e são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora marcada por essa alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.

Alegria que se renova e comunica. O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é a tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, não se ouve a voz de Deus, não se goza da doce alegria do seu amor nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Esse risco, certo e permanente, correm também os crentes. Muitos caem nele, transformam-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha de uma vida digna e plena nem o desígnio que Deus tem para nós. Esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado” (PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho – Exortação Apostólica – documentos do magistério. São Paulo: Ed. Loyola e Ed. Paulus. 2013, n. 1-2, p. 7).

Minha oração e minha esperança são de que esta Exortação Apostólica desça ao coração da Igreja, começando pelo meu, a fim de renovar nosso ministério, ajudando-nos na conversão de tudo aquilo que atrapalha A Alegria do Evangelho em nossa vida de cristãos!