Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A QUARESMA É UM “TEMPO FAVORÁVEL”


Pe. Gilberto Kasper*

            A Quaresma é um “tempo favorável” para a redescoberta e o aprofundamento do nosso discipulado de Cristo. É tempo para um novo nascimento. Neste tempo, somos chamados a assumir a penitência como método de conversão e unificação interior, como caminho pessoal e comunitário de libertação pascal. É necessário fazer da Quaresma um tempo propício para a avaliação de nossas opções de vida, para corrigir nossos erros e aprofundar a dimensão ética, abrindo-nos aos outros e realizando ações concretas de solidariedade, como nos convida a Campanha da Fraternidade sobre a juventude: “Senhor, ‘eis-me aqui, envia-me’” (Is 6,8). É tempo forte de escuta da Palavra, pois através dela vamos conhecendo os desejos de Deus e aprendendo a praticar a sua vontade.

            A Quaresma é tempo de renovação espiritual, como um retiro pascal estruturado nas práticas da oração, do jejum e da esmola (solidariedade, misericórdia). O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente (cf. Roteiros Homiléticos da Quaresma CNBB, pp. 9-10).

            Gosto sempre de propor um exercício aparentemente simples, mas que na verdade é bem difícil: durante a Quaresma não falaremos mal de ninguém. Se não houver motivos para elogios, calaremos! Será um exercício proposto diariamente. Se conseguirmos passar um dos dias da Quaresma sem falar mal de ninguém não importa. O que importa é o esforço que renovaremos todos os dias.

            Os frutos de nossos exercícios quaresmais, como jejum, abstinência, oração com maior qualidade, entre outros, deverão ser revertidos à Coleta da Solidariedade, realizada nas Comunidades de todo o Brasil no Domingo de Ramos! Seria bom que desde a Quarta-Feira de Cinzas já guardássemos aquilo de que abrimos mão em favor de quem tem menos do que nós. Assim não chegaremos ao dia da coleta com uma migalha apenas, mas os saborosos frutos de nossa Penitência! É isso que nos converte e nos faz sermos melhores hoje do que ontem!        
           
            *pe.kasper@gmail.com
Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.