Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia dos Santos Inocentes


Comemorado entre os dias 27 e 29 de Dezembro, é uma Reflexão sobre o massacre das crianças ocorrido quando Herodes mandou matar os pequeninos, do sexo masculino, de até dois anos de idade.

Santos Inocentes

"O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta."
Era esta a antífona do terceiro salmo de Laudes da Liturgia das Horas.
Santos Inocentes é o dia que hoje a Igreja celebra.
Estes Santos Inocentes é uma memória às crianças de Belém que morreram nas mãos dos soldados romanos, a mando do rei Herodes, pela altura do nascimento do Menino.
Na noite anterior ao massacre que Herodes mandou fazer nas terras de Belém, um anjo apareceu em sonhos a José e disse-lhe que pegasse na sua esposa e no Menino e que partissem para o Egito para fugirem ao massacre. Durante a noite, José, pegou na sua esposa e no Menino e fugiram para o Egito como o anjo lhes ordenara a fim de se cumprir a profecia.
Na manhã seguinte Herodes, incomodado perante a notícia do nascimento do Rei dos judeus, aquele a quem os Magos ofereceram presentes e adoraram, decreta a morte de todos os meninos inferiores a dois anos.
Aquelas pobres crianças derramaram o seu sangue em nome de Jesus, O qual, posteriormente, derramou o Seu sangue por toda a Humanidade.
"Ouviu-se uma voz em Ramá, - voz de lamento, gemido e pranto - de Raquel chorando os seus filhos, recusando-se a ser consolada pois eles não existem mais." (Jr 31, 15)
É neste dia que os grupos pró-vida celebram a vida das crianças e protestam contra o aborto!”
Para saber mais, podem acessar os seguintes links: