Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CINQUENTENÁRIO DO SEMINÁRIO MARIA IMACULADA


A celebração de um cinquentenário aproxima as gerações. Nestes cinquenta anos  de  história várias  gerações  se sucederam.  Já   disse  alguém,  com  propriedade, o seminário é a casa mais bonita  da  diocese.   Não  se   trata somente de paredes e jardins, mas da beleza  da  convivência numa comunidade formativa de futuros pastores.

D. Mousinho quis que o seminário fosse dedicado à Imaculada Conceição para que a presença de Maria pudesse incentivar os seminaristas a perseverarem na escuta da Palavra de Deus e aprendessem da mãe de Jesus a servir. Os futuros anunciadores  da Palavra e servidores do povo de Deus têm muito o que aprender na escola de Maria.

A vida de um seminário é marcada por pequenos fatos que levam ao encontro com Cristo. A formação ao ministério presbiteral coloca em  evidência  a comunhão e o serviço. A  comunhão  brota do  encontro  com a pessoa de  Jesus Cristo e  é experimentada  nos  momentos de oração e convivência.  O  serviço marca a vida do presbítero,  portanto esta dimensão do processo formativo tem a sua importância. Servir é amar. É estar totalmente disponível e pronto para a causa do Reino. E estar à serviço na Igreja  significa  amar  uma comunidade concreta.  O tempo dedicado ao estudo é, de certa maneira, o retorno que o seminarista dá aos que o apóiam e sustentam a sua formação.

Todos nós somos gratos às pessoas que apoiaram e apóiam o Seminário Maria Imaculada. Sem a presença dos   formadores,  funcionários  e amigos da casa, especialmente do Movimento Serra, o    seminário   não   teria   percorrido  a sua trajetória.

Nesta  ocasião, expressamos nossa gratidão às paróquias que recebem os seminaristas,  no final  de semana,  para o  estágio  pastoral  e  as campanhas  realizadas  em favor  do  Maria Imaculada. E  com  o  salmista  podemos  dizer:  “Que poderei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevarei  o  cálice  da minha salvação, invocando  o  nome  santo do Senhor.” (Sl 115,12-13)
+ Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto

"Com alegria, celebramos neste dia 8 de dezembro, a solenidade da Imaculada Conceição. Maria se rejubila no Senhor, pois ele a revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de jóias. Maria aparece na história da salvação como aquela que resgata a imagem da humanidade infiel e colabora para que Deus realize, por meio de Jesus, a redenção universal!" (Cf. Liturgia Diária de Dezembro da Paulus, pp. 31-34).
O Dogma da Imaculada Conceição de Maria foi definido solenemente pelo Papa Pio IX em 1854 com a bula Ineffabilis Deus.
Deus quis, também, uma mãe! Viu como era bom ter uma mãe. Preservou um útero do pecado original, a fim de que se tornasse seu "porta-joias". Gosto de pensar que, quando Deus percebeu o quanto era bom ter uma mãe, também Ele quis uma para si. Uniu o útil ao agradável. Fez-se gente como nós, igual em tudo, menos no pecado e, para isso, guardou Maria Santíssima de qualquer manchinha de pecado, porque Deus não está onde está o pecado, mas se aproxima do pecador arrependido.
Esta Festa, portanto, celebrada no Tempo do Advento, que prepara a vinda de Deus feito criança, convida-nos a engravidar-nos, também, de Jesus Cristo, tornando-nos o seu porta-jóias. Cada vez que o comungamos na Eucaristia, tornamo-nos seu sacrário a ser respeitado e amado por todos com quem vivemos e convivemos. Reconhecer a presença amorosa de Deus entre as pessoas é viver o amor em nossas relações com sabor divino. Eis o segredo da Nova e Definitiva da Aliança de Deus para com a Humanidade!
O Seminário Maria Imaculada, celebra nesta solenidade seu Cinquentenário de Instalação, na cidade de Brodowski. Inaugurado no dia 12 de dezembro de 1961, por Dom Luís do Amaral Mousinho, já foi o maior Seminário do Brasil e, na década de 1990, o maior do Estado de São Paulo. Sua fundação foi em 19 de março de 1945, em Ribeirão Preto. Formou centenas de Sacerdotes para a Igreja.
Para agradecer todos que, de alguma forma, escreveram e continuam escrevendo a história do Seminário Maria Imaculada, teremos uma Missa, presidida por nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Joviano de Lima Júnior, que ao lado de inúmeros Padres, agradece o dom de sua vocação, em seu aniversário de Ordenação Presbiteral, neste dia 8 de dezembro às 10 horas, na Capela Central do mesmo.
Nunca faltem as Vocações Sacerdotais, acariciadas por Maria Imaculada!

Padre Gilberto Kasper
Igreja Santo Antoninho - Ribeirão Preto