Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS - VIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
Os discípulos de Cristo hoje estão situados num mundo cheio de oportunidades, mas também de contradições. Como viver a vocação nessa realidade? Seja ela qual for, mas olhando hoje de modo especial a vocação de ser pai, é possível assumir a missão, muitas vezes incômoda, de ser sinal do Reino de Deus na família e na comunidade? A Palavra de Deus nos encoraja através do exemplo de Jeremias e da trajetória de Cristo mostrando que este caminho é viável e é ele que traz a verdadeira realização humana.
            A fidelidade ao Senhor pode provocar divisões, mas também nos mostra o caminho para a superação dos conflitos. Recordemos a vocação para a vida em família, com atenção especial aos pais neste seu dia.
            A Palavra de Deus vem em nosso auxílio para nos animar na luta contra o pecado e no enfrentamento das dificuldades que sobrevêm por causa de nossa opção por Cristo.
            O verdadeiro profeta não se cala diante da mentira e do erro, mesmo que isso lhe traga perseguição. Jesus, sinal de contradição e questionamentos, segue na sua missão até o fim. Com o olhar fixo em Jesus, empenhemo-nos com coragem na missão que recebemos do Pai.
            A unidade celebrada na Eucaristia não oculta nem elimina as diferenças entre os fiéis. A comunhão nos ensina que é possível progredir no caminho da união.
            Onde Deus nos plantou podemos viver os autênticos valores espirituais e humanos: despojamento e solidariedade, amor misericordioso, responsabilidade e coerência, oração e diálogo com os outros. Também a luta pelos direitos humanos e a liberdade, compromisso firme com a justiça e contra toda discriminação social, cultural, racial, sexual, religiosa, política e econômica e promoção das pessoas que necessitam. Tudo isso trará certamente reações, conflitos e até violência. Mas Deus sempre estará ao lado de quem assim se empenha para realizar o seu Reino.
            A Palavra de Deus escutada nos convida a assumir com mais radicalidade a mensagem de Cristo para ajudar a implantar um amor sem fronteiras e a fraternidade humana, pois temos um Pai comum. Isto pressupõe o esforço de buscar novas estruturas sociais e uma convivência social fundada na paz que só Cristo pode dar. Empenhamo-nos de verdade para viver em nossa vida pessoal e comunitária a experiência de Cristo ressuscitado, como pessoas maduras na fé, alegres e cheias de esperança? Por que será que nossa vivência causa tão pouco impacto nos outros? Se vivermos de fato nossa condição de batizados, necessariamente chamaremos a atenção em um mundo egoísta, cujos critérios são diariamente opostos aos do Evangelho.
            Celebremos os mistérios de nossa fé em comunhão com a Arquidiocese de Belém do Pará, na véspera do XVII Congresso Eucarístico Nacional, nos dias 15 a 21 de agosto, tendo como temática: “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária” e lema: “Eles o reconheceram no partir o Pão”.
            Desejando-lhes muitas bênçãos, especialmente aos pais vivos, e rezando pelos falecidos, meu abraço com ternura e gratidão.

Pe. Gilberto kasper
(Ler Jr 38,4-6.8-10; Sl 39(40); Hb 12,1-4 e Lc 12,49-53).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Agosto de 2016, pp. 50-52 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum I (Agosto de 2016), pp. 89-92.