Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O SEGREDO DO ADVENTO DE MARIA


Pe. Gilberto Kasper

 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. 

No próximo domingo, o segundo do Advento, ao nos prepararmos para reviver o mistério da Salvação em acontecimentos nos quais a graça irrompe com abundância, celebraremos a solenidade da Imaculada Conceição. Instituição mariológica, mas também eclesiológica e escatológica, no sentido de que Maria, plasmada pelo Espírito Santo, antecipa o estado de nova criatura ao qual todos somos chamados.

É uma realidade teológica: o “sim” de Deus à humanidade, na pessoa da jovem israelita Maria, a cheia de graça, que, a seguir, consagra-se com seu “sim”, como digna habitação para a encarnação do Verbo e serva solidária, por excelência, da humanidade a ser salva. Deus, por pura bondade e iniciativa sua, preparando a vinda de seu Filho, “preservou a Virgem Maria de toda mácula do pecado, para que, na plenitude da graça, fosse digna mãe de seu Filho”.

Em 1854, ao ser proclamada pelo Papa Pio IX Imaculada, liberada dos estragos do pecado desde sua concepção, Maria nos é apresentada como a primeira redimida pela Páscoa de Cristo. Portanto, é uma festa da Igreja que envolve a humanidade no dom gratuito que Deus faz a Maria, abençoando-nos a todos. Nela foi dado o início de uma Igreja, “sem mancha e sem rugas” (Ef 5,27), resplandecente de beleza e santidade, revestida “de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias”.

Acendendo a segunda vela da coroa do Advento, contemplamos, na Imaculada, o brilho de sua vida doada como fiel serva do Senhor, a serviço da humanidade e de todas as pessoas e povos que cultivam relações humanas e sociais justas e igualitárias.

Somos convidados a receber O Segredo do Advento de Maria. Que segredo é este? Acolher o Senhor que vem, abrindo-nos humildemente à sua ação e vivendo com todo o empenho de nossa vida de fé, aquilo que por graça, recebemos (cf. Roteiros Homiléticos do Advento da CNBB 2013/14, pp.22-23).

A Festa da Imaculada Conceição de Maria, celebrada no Segundo Domingo do Advento é um insistente convite a mergulharmos aos porões de nossa intimidade e, através do Sacramento da Reconciliação, jogar fora tudo o que cheira a pecado. Aproveitemos os Mutirões de Confissões que reúne nas diversas Comunidades grande número de Sacerdotes, para buscarmos o perdão, e assim, a exemplo do Seio de Maria, sentirmo-nos leves e livres de qualquer mofo, entulho ou remorsos que nos tiraram a paz. Só com o coração e a consciência em paz, é que seremos capazes de viver um Natal verdadeiro, já que se trata do aniversário do Príncipe da Paz!