Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

GAUDETE, O DOMINGO DA ALEGRIA


Pe. Gilberto Kasper


 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. 

No próximo domingo, o terceiro do Advento é o chamado Gaudete, o Domingo da Alegria! Ao aguardamos a vinda de uma pessoa querida e identificando vários sinais que já confirmam sua chegada, a esperança brilha com maior força e o empenho de preparação para sua vinda se transforma em alegria. É o que experimentamos no terceiro domingo do Advento, chamado de “domingo da alegria”, ou Gaudete. Somos tocados por alegre júbilo pela proximidade da vinda do Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto” (cf. Fl 4,4-5). Esta será a tônica motivadora de toda a celebração do terceiro Domingo do Advento!

Aquele que esperamos, o Deus fiel que transforma o deserto em jardim, que exerce a justiça a favor dos pobres e oprimidos, se aproxima. E mais ainda, Ele já está entre nós e com ele preparamos o advento do seu Reino. Vida plena e feliz para todos, oprimidos libertados em festa, harmonia e solidariedade entre os povos, natureza preservada, são sonhos de salvação ainda esperados por nós e alimentados pela nossa fé!

Já próximos do Natal, na terceira semana de preparação, é tempo de redobrar nossa esperança e, contentes, irmos ao encontro do Senhor que sempre vem. Nossas velas da coroa do Advento acesas, agora três, em crescente brilho, anunciam a certeza de sua chegada. Cada celebração deve ser um ensaio e uma antecipação do Reino.

Faremos, também, no terceiro domingo do Advento, Gaudete, a coleta da Campanha da Evangelização. Nossa generosidade brota de nosso compromisso de levar, com alegria, a boa nova da salvação a todos (cf. Roteiros Homiléticos do Advento da CNBB, 2013/14, pp. 27-28). Neste ano, a Campanha da Evangelização tem como tema: “Evangelize Já” e o tema: “Eu vos anuncio uma grande alegria” (Lc 2,10).
A Coleta da Campanha da Evangelização é a participação concreta de toda a Igreja, nas despesas que implicam o anúncio do Evangelho de sul a norte de nosso Brasil com dimensões continentais. Por isso não deve ser uma simples esmola, ou uma pequena migalha que nos sobra. Justa seria a Coleta, se cada cristão, ao comprar um presente de Natal, ao orçar as despesas com as guloseimas e ceias de Natal, ao enviar até mesmo seus cartões, partilhasse de sua pobreza em favor dos que têm menos. Imaginemos como seria rica essa coleta, se cada católico oferecesse em favor da Evangelização, pelo menos um por cento de seu décimo terceiro salário. Os demais noventa e nove por cento, ficarão ao dispor de cada um. Os que não recebem tal benefício, também poderão participar, oferecendo a mesma porcentagem de tudo que receberam nestas três primeiras semanas do Advento. Tanto essa Coleta que deverá ser entregue nas Comunidades, que por sua vez a encaminhará à Cúria Metropolitana, como o dízimo mensal que oferecemos para manter nossa Igreja e cuidar com maior zelo dos menos favorecidos, seria muito mais agradável, quando dado de coração alegre e agradecido a Deus, a quem tudo pertence, até mesmo o dom de nossa própria vida!