Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ


            Na torre da Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres de Ribeirão Preto nasceu por obra da natureza uma figueira. Percebendo que suas raízes comprometiam a estrutura feita apenas de barro e tijolos, procuramos inúmeras maneiras de extrair a arvorezinha, sem sucesso. Nosso amigo há 30 anos, Oswaldo Pinto de Carvalho, Diretor Presidente da Ambiental, propôs-se, como é seu hábito sempre solícito, a resolver nosso problema. Tomou todas as providências, mas faltava-nos um caminhão com um guincho que alcançasse a torre, já que o acesso é difícil, devido ao estado precário de nosso Templo que grita urgentemente por um sério restauro.

            Nato Campos, grande amigo e jornalista, procurou-nos e intermediou o generoso Diretor Presidente da C.H.F., Carlos Henrique Farias, que gentilmente se uniu à Ambiental para juntos, extraírem a figueira da torre de nossa Igrejinha. Tudo aconteceu na manhã do dia 22 de agosto. Além da ampla cobertura que Nato Campos deu ao desagradável arrombamento de nossa Igreja, acompanhou também, a extração da figueira. Levou suas raízes ao seu Programa de Televisão, e no dia 24 de agosto, ao vivo, esculpiu uma cruz do meio das mesmas raízes, que seguravam a figueira na torre. A natureza encarregara-se de formar uma cruz bordada entre o emaranhado das raízes. Doou a cruz natural à Igreja Santo Antoninho, que passará a ser a sua Cruz Oficial a partir de sua entronização.   

            Aproveitando a Solene Festa da Exaltação da Santa Cruz, dia 14 de setembro, sexta-feira, durante a Santa Missa às 19h30 na Avenida Saudade, 222-1, nos Campos Elíseos, faremos a Entronização da Cruz Oficial de nosso Espaço Cultural de Espiritualidade Santo Antônio, Pão dos Pobres. Guardada em nicho especialmente confeccionado para ela, Nato Campos a levará a fim de ser abençoada e colocada à veneração do querido Povo que frequenta nossa Santo Antoninho. A cruz, para os judeus era sinal de vergonha e escândalo; para os romanos, era sinal de loucura, mas para nós cristãos, a cruz é sinal de nossa Salvação.

            De uma pequena figueira extraída da torre de nossa Igreja, Nato Campos ganhou, para doar a quem desejar mil mudas de novas árvores. Após a Missa da Entronização de nossa Cruz Oficial, distribuiremos as mudas, a fim de que nosso povo as plante, arborizando mais nossa cidade tão sofrida, principalmente na estação do inverno seco e de tão baixa umidade do ar. Sintam-se todos convidados a participar deste momento solene que irradia cidadania desde a torre de nossa pequenina Igreja, tão linda e amada por nós!

Pe. Gilberto Kasper

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.