Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de março de 2012

GESTO CONCRETO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

            “A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade.

            O Dia Nacional da Coleta da Solidariedade será no Domingo de Ramos, 1º de abril de 2012.

            Todas as pessoas das comunidades eclesiais são convidadas a organizar o gesto concreto de solidariedade durante o tempo forte da Campanha, que vai do início da Quaresma, na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro, até o Domingo de Ramos, que antecede à Páscoa. [...]

            Sempre costumo convidar as Comunidades, começando comigo mesmo, a fazer dois exercícios penitenciais na Quaresma: não falar nada mal de ninguém a ninguém e reservar para a Coleta da Solidariedade toda a abstinência que fizer ao longo dos quarenta dias: abstenção de carnes, guloseimas, refrigerantes ou quaisquer outros prazeres que me inclinem ao jejum e a uma alimentação mais moderada. O valor que deixo de consumir ao longo da Quaresma, será minha oferta livre, alegre e espontânea em favor de quem precisa mais do que eu. Assim minha oferta será, também, agradável a Deus. O que não posso, é colocar qualquer esmolinha ou moedinha que não me faça falta. Isso é feio e vergonhoso diante da miséria que nos circunda. Dar esmola é o mesmo como jogar milho às galinhas. E nossos irmãos menos favorecidos não são bichinhos, mas pessoas que dependem de nosso esforço por vida digna. [...]

            Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida’ (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

            O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese; esta por sua vez, encaminha 40% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil” (cf. Texto Base da CF/2012 p. 130).
            Sejamos todos honestos diante de nós mesmos, de Deus, da Igreja e justos diante de nossos irmãos que vivem em condições desumanas.

Padre Gilberto Kasper