Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de março de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012 E SEUS OBJETIVOS

            A Campanha da Fraternidade de 2012 com o tema: Fraternidade e a Saúde Pública e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8) aborda o tema da saúde, conforme os seguintes objetivos.
            Objetivo Geral: Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
            Objetivos Específicos: Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como a estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento e qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.
            A Campanha da Fraternidade é um dos marcantes sinais de unidade e comunhão da Igreja no Brasil. De Sul a Norte, canta-se o mesmo Hino especialmente composto para o evento e vê-se espalhado o  mesmo Cartaz. Mas o maior sinal da comunhão e unidade é a proposta discutida nas diferentes realidades com o mesmo propósito a ser alcançado. Isto é simplesmente maravilhoso, já que de cada Campanha da Fraternidade surgem inúmeras iniciativas de promoção da dignidade da pessoa na sociedade tão surrada pela Cultura da Sobrevivência de nosso País, marcado pelos mais altos impostos cobrados no mundo, e pela falta de ética nas “coisas públicas” enaltecendo políticas de corrupção de governo a governo, cada um a seu modo, o mais diabólico escancarado em estatísticas falsas e promessas não cumpridas. Basta ver hospitais e unidades básicas de saúde bem como ambulâncias abandonas nos recônditos do interior de nosso rico Brasil.
            Mas a Campanha da Fraternidade não nos deixa perder a esperança de um mundo mais humano e digno para todos: “A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. E, mobiliza os gestores do sistema de Saúde Pública no empenho de possibilitar um atendimento digno e saúde para todos. E, que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Texto Base da CF/2012 pp. 12 e 154).
            Na Quarta-Feira de Cinzas, que inicia o rico Tempo da Quaresma que prepara a principal festa dos cristãos, a Páscoa do Senhor, foi lançada a Campanha da Fraternidade em todas as Comunidades do Brasil. Em nossa Igreja Santo Antoninho, o lançamento aconteceu às 19 horas com a Imposição das Cinzas sobre nossas cabeças, durante a Celebração Eucarística.
Padre Gilberto Kasper