Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de abril de 2017

PARTILHANDO NOSSA POBREZA!

Pe. Gilberto Kasper

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente e Coordenador da Teologia na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo Educacional da UNIESP S.A., Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

A ABERTURA DA SEMANA SANTA acontecerá no próximo domingo, dia 09 de abril, quando na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, celebraremos no Átrio a Bênção dos Ramos às 8 horas. Logo a seguir caminharemos em procissão ao interior de nossa Igreja, para a Celebração Eucarística. Já na Missa das 10 horas teremos a Missa normal, com Bênção dos Ramos, sem, porém, a Procissão. Será na Santo Antoninho, na Avenida Saudade, 202, nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto.
Com o DOMINGO DE RAMOS, descortina-se a Semana Santa em que a Igreja celebra os mistérios da salvação levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pela entrada messiânica em Jerusalém.
Os ramos abençoados que levamos para nossas casas, após a celebração, lembram que estamos unidos a Cristo na mesma doação pela salvação do mundo, na labuta árdua contra tudo o que destrói a vida.
Se durante a Quaresma fizemos o propósito de “não falar mal de ninguém”, o DOMINGO DE RAMOS que abre a grande Semana Santa nos convida ao balanço: conseguimos não falar mal de ninguém ao longo deste grande deserto em preparação à festa da Páscoa? Os pregos de hoje, que crucificam Jesus na pessoa do próximo é, frequentemente a língua felina, que mente, calunia, difama, destrói a oportunidade de o outro crescer. Muitas vezes por pura inveja. Quantas vezes não suportamos que o outro seja melhor!
É também o domingo da prestação de contas de todos os nossos exercícios quaresmais de oração com melhor qualidade, de jejum consciente, pensando naqueles que não têm o que comer todos os dias e, finalmente a profunda, sincera e generosa caridade! Sejamos honestos e devolvamos, no espírito da COLETA DA SOLIDARIEDADE os frutos saborosos colhidos em benefício dos que tem menos do que nós. A entrega de nossa partilha deverá ser o que na verdade deixamos de consumir na Quaresma. O resultado da Coleta será entregue integralmente na Cúria pelos Padres ou Colaboradores Paroquiais. Ninguém terá o direito de reter qualquer centavo desta, que é a Coleta da Fraternidade. A Coleta não poderá ser utilizada para decorar nossas Igrejas com suntuosos arranjos de flores, bem como para nenhuma outra finalidade. Seria um grave pecado contra a justiça, e certamente Jesus usaria de seu chicote, se assim procedêssemos.

A Equipe responsável pelas Campanhas em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto saberá contemplar os projetos relacionados com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2017. FRATERNIDADE: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), Partilhando nossa Pobreza com quem precisa mais do que nós!