Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

EU CREIO, AMO E ESPERO!

Pe. Gilberto Kasper

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente e Coordenador da Teologia na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo Educacional da UNIESP S.A., Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.


A Páscoa que celebramos é o coração de nossa Fé, é a grande festa em que reafirmamos a vitória do amor que não pratica violência e entrega a sua vida para salvar a todos.  A ressurreição de Cristo nos ensina com todo o vigor que, por mais que a morte e suas manifestações nos agridam e nos façam duvidar, a vida nova do Ressuscitado renova nossa esperança e nos fortalece na luta contra o mal que tem mil faces.
           
Eu creio que Jesus Cristo venceu a morte de uma vez por todas, que Ele está presente e vivo em nosso meio e que o amor que nos ensinou é a chave para que nossas esperanças não se desfaleçam apesar de tantos ataques sofridos ultimamente. Durante a Semana Santa me lembro de que alguns dos que maltrataram Jesus, como Pôncio Pilatos, Judas o traidor, Barrabás e Herodes ainda hoje têm admiradores que teimam em atraiçoar Jesus e seus discípulos e ainda em nossos dias atentam contra a sua vida. É carne podre, é propina demais, falta de Ética e de vergonha por parte da classe política misturada com omissão de quem elege os maus para dirigirem a Nação. E o povo, que parece sem vida, sofre e carrega a pesada cruz de impostos, descasos e desrespeito. Mas não perde a Fé!
           
Ao proclamar a leitura da paixão na sexta feira santa, ouço o grito generoso, confiante e destemido de Jesus que semeia o Bem e a Verdade entre nós: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito” e “tudo está consumado”! Estas palavras não dão por encerrada a sua missão entre nós; pelo contrário, é um desafio para que nós cristãos e todas as pessoas de boa vontade, confiantes no Pai amoroso continuemos a missão de Jesus ao inaugurar na terra o Reino de Deus. A luta pela ética na política, nas relações trabalhistas e na economia é um dos pontos ensinados na Doutrina Social da Igreja. Na Cruz, Jesus não “jogou a toalha”, mas nos confiou a missão de construir o mundo novo sem ódio e sem guerra, mas com fraternidade e amor.
           
Imagino a alegria e o susto das mulheres e dos discípulos ao constatar que o Senhor não estava mais no sepulcro onde “O” deixaram. “Não procurem entre os mortos aquele que está vivo”! Eis a postura que deve guiar a vida dos cristãos. Não nos intimidemos com a morte e suas feições de violência e mentira, mas revigorados na Ressurreição de Cristo tenhamos a certeza que ela vai conosco em nosso caminho, tal e qual na estrada de Emaús, e nos envia a reassumir nosso lugar na comunidade e na sociedade se de fato queremos que a falta de vergonha seja retirada de cena.
           
Eu espero que o Cristo Ressuscitado nos impulsione a varrer do mundo a corrupção, o desrespeito e a degradação ética; espero que todos nós acordemos na manhã da ressurreição despertos e dispostos a fazer o mundo e a sociedade ressuscitarem para uma nova vida em que a pessoa humana e a natureza sejam valorizadas como os protagonistas da história.

Feliz e santa Páscoa!


(Parceria com o Pe. João Paulo Ferreira Ielo, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu – SP)