Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CRENDO, VIVENDO E ESPERANDO!

Padre Gilberto Kasper é Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo Educacional da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. Contato: pe.kasper@gmail.com
Quando eu era criança, ouvia dizer que antigamente os homens, ao fechar negócios se comprometiam a pagar o restante e ninguém duvidava, pois honravam os “fios dos bigodes”, ou seja, não era comum “dar o calote” e nem sujar o nome por mentir aos seus amigos, familiares e conhecidos. Com o passar do tempo, para garantir que ninguém seria lesado e para proteger os bons nomes, criou-se um documento que seria assinado pelos que assumiam compromissos financeiros. Só o fio do bigode já não valia. Mais tarde, quando nem as assinaturas serviam para as pessoas assumir os compromissos, começamos a ouvir que “papel aceita tudo”. Triste, não?

            Leio a Bíblia e ali encontro diversas pessoas que acreditaram em Deus e jamais se desapontaram com Ele. Sua Palavra não falha, é a verdade e, de tão atual nunca necessitou de uma emenda. Deus fala, sustenta o que diz e cumpre o que proclama! Palavra que se realiza, que ensina e que ilumina a vida de quem a escuta. A santa Palavra criadora e salvadora se faz pessoa em Jesus Cristo e vem morar no meio de nós. E mais, a santa Palavra quer morar entre nós, dentro de nossos corações para que também nossas palavras sejam verdadeiras, sinceras, amorosas e entusiasmadas.

            O mundo em volta de nós está repleto de propagandas enganosas, publicitários que se esmeram em criar necessidades de produtos que não precisamos para comprarmos com o dinheiro que não temos; gente que se apresenta como “salvadores da pátria” e com suas palavras falsas iludem, enganam e saqueiam os mais simples que tentam sobreviver com o salário de fome que não pode ser aumentado por conta dos fantásticos salários dos nobres parlamentares que não têm peso na consciência pelas altas somas que embolsam; há ainda os discursos dos que defendem os mais pobres, mas na verdade é só conversa fiada. Quanta gente mente, engana e, como Halley, aparece de tempos em tempos com aquela conversinha de Romeu apaixonado. Esses enganam! Essas palavras de engano são perigosas.

            São Jerônimo, o tradutor da Bíblia, ensina que quando lemos as Escrituras, Deus passeia em nosso coração como passeava no jardim de Éden e conversava com nossos primeiros pais; e que quem desconhece a Escritura também desconhece a Cristo.

            Em tempos como os que estamos vivendo, é sempre oportuno escutar a Palavra Santa de Deus que nos convida a caminhar na Luz, não na escuridão (Sl 119,105) visto que os filhos e filhas de Deus são livres por causa da Verdade (Jo 8,32). Numa época de muitas confusões, precisamos permanecer em atitude de escuta atenciosa e obediente ao que nos diz a Palavra de Deus; ouvir para praticar, para iluminar o mundo, a sociedade e fazer surgir um tempo novo em que as pessoas se vejam, se reconheçam, se respeitem, se tratem e se amem como irmãos e irmãs uns dos outros.


(Em parceria com o Pe. João Paulo Ferreira Ielo, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu, SP)