Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA!

Pe. Gilberto Kasper


Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Presidente do FAC – Fraterno Auxílio Cristão e Jornalista.

 Estamos em plena SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA! O subsídio para a celebração desta semana é HORA DA FAMÍLIA 2015! Foi elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar, cujo tema é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. Este é o mesmo tema do Encontro Mundial das Famílias que se realizará em setembro, na Filadélfia (EUA).

O tema do “Hora da Família” é fundamental: o homem e a mulher se realizam no amor. No entanto, circulam nos meios de comunicação e nos diversos ambientes imagens deformadas e reduzidas do amor. Este se limita a expressões de afetos, sentimentos e instintos, ignorando a extraordinária beleza que o amor adquire quando é vivido como dom sincero e total de si para o bem e a felicidade do outro. Famílias que vivem esta qualidade do amor são plenamente vivas e, assim, documentam que a família cristã é o melhor caminho para encontrar o verdadeiro amor, fonte inesgotável de alegria e de realização.

A proposta reflexiva desta Semana Nacional da Família adota linguagem simples e acessível à grande maioria do povo de Deus, e se inspiram nos temas das catequeses preparatórias para o VIII Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco. Já as celebrações oferecidas para nossas Comunidades, em clima de preparação para a 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que aponta como uma das prioridades, A FAMÍLIA, trazem reflexões e meditações baseadas em discursos, homilias, mensagens e recentes declarações do Papa Francisco sobre o matrimônio e a família.

Finalmente a Semana Nacional da Família contribui com as reflexões e ações propostas pela caminhada do Sínodo Ordinário sobre a Família em outubro próximo, uma vez que toda a Igreja no mundo tem colocado a família no centro da missão e da vida da própria Igreja e de toda a sociedade.

Celebremos com amor pela Família – “Célula da Sociedade”, esta semana a ela dedicada, para superarmos os desafios que ela enfrenta. Se a sociedade hipócrita tenta colocá-la de bruços, nós temos a missão de reerguê-la e devolver-lhe sua dignidade e real finalidade, únicos caminhos da felicidade plena da humanidade.

(Fonte: Hora da Família, Subsídio da CNBB de 2015, pp. 4-5).