Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

HOMILIA PARA O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO DE 2012


GAUDETE – DOMINGO DA ALEGRIA

 

            Alegrai-vos! O Senhor está próximo! Nesta certeza, celebramos o Terceiro Domingo do Advento, chamado o ‘domingo da alegria’. Há muitas definições de alegria, uma delas é a manifestação de contentamento e júbilo.

            Estamos em tempo de preparação, espera, mas a liturgia, neste domingo, nos convida a uma espera alegre. O Prometido’ está para chegar, por isso somos tocados por uma alegre exultação. O ‘Esperado’ se aproxima, e mesmo em meio à dor, somos convidados a cantar de alegria e rejubilar.

            [...] Os cristãos não têm direito de desesperarem-se. É a esperança nossa razão de viver, sempre com novas perspectivas de vida, e de Vida em Abundância! Gosto de pensar que o Reino de Deus (que na Pessoa de Jesus já está entre nós), é um Reino de Justiça. Logo, onde não há Justiça, Liberdade, Fraternidade, Amor e Paz, também não há Reino de Deus. Nossa tarefa, nossa demonstração da fé em Deus, deve ser profética, sacerdotal e real: Anunciar Deus no meio de nós (e não há nada melhor) e Denunciar tudo aquilo que impede os efeitos do Reino de Deus, anunciado por Jesus, como um mundo de irmãos que se amam, se querem bem, se ajudam, onde ninguém inveja ninguém, onde não se disputa nem mesmo os espaços públicos, onde não há mentiras e nem enganações. Onde todos sejam ANJOS uns para os outros [...].

            ‘A alegria invade nosso coração, pois o Natal de Jesus está cada vez mais próximo. Essa alegria, porém, não pode ser ofuscada pelo consumismo nem por interesses egoístas. João Batista tem para cada um de nós uma mensagem de esperança e de compromisso.

            Enquanto comunidade alegre e orante, acolhamos a palavra de Deus. Ela aponta a presença do Senhor em nosso meio e, por intermédio de João Batista, traz a cada um de nós uma proposta de vida.

            Exultemos de alegria, pois Deus está em nosso meio. A alegria deve nos motivar para a retidão e a bondade em nosso agir. Qual é nossa tarefa neste mundo e como devemos proceder?

            Demos graças, porque Deus está no meio de nós. Por meio de sua palavra e da Eucaristia, ele quer nos alimentar e iluminar, para que sejamos testemunhas vivas da alegria da encarnação do seu Filho. Agradeçamos a Deus o trabalho de evangelização realizado pela Igreja e também os seus evangelizadores’ (cf. Liturgia Diária de Dezembro de 2012 da Paulus, pp. 52-54).

            Este é o domingo Gaudete’, isto é, da alegria, pois ‘o Senhor está próximo’. Sua salvação já está atuando em nosso meio pela ação do Espírito Santo, fortalecendo a nossa missão a serviço da vida. João Batista nos chama a uma conversão autêntica, manifestada com frutos de justiça e de fraternidade.

O apelo do precursor do Messias leva a assumir atitudes essenciais que consistem em compartilhar roupas e comida, ou seja, os bens que possuímos; a não praticar injustiças, extorsões; a não oprimir, abusando do poder e acusando falsamente. Trata-se de uma conversão pessoal e social para acolher Jesus Cristo, Palavra do Pai, que vem revelar o seu amor.

                        A exortação da liturgia de hoje é parte integrante da mensagem da alegria e salvação, que vem de Deus. É necessário manifestar nossa alegria na retidão e na bondade de nossa forma de viver. A proximidade do Senhor, a sua presença em nosso meio, nos proporciona viver na alegria, na tranquilidade, na oração e na paz. A transformação pessoal nos compromete a tornar as estruturas deste mundo mais de acordo com o Evangelho e o Reino de Deus

            Perante a proximidade da vinda do Senhor, somos convidados a mudar atitudes, comportamentos. Madre Teresa de Calcutá dizia:

            ‘... sermos felizes com Deus agora significa: amar como ele ama, ajudar como ele ajuda, dar como ele dá, servir como ele serve, salvar como ele salva, ficar vinte e quatro horas com ele, encontrá-lo em suas tristes aparências’.

            Neste domingo, fazemos a coleta nacional da Campanha para a Evangelização, para a sustentação dos diversos serviços de evangelização da Igreja no Brasil. Por causa desta Campanha a Igreja no Brasil pode levar a alegria do Evangelho a muitos lugares e por diversos meios de ação pastoral” (cf. Roteiros Homiléticos da CNBB nº 24, pp. 22-27).

            Sejamos generosos na Coleta para a Evangelização. Nossa oferta deverá ser o resultado daquilo que deixamos de gastar, pensando em quem tem menos do que nós. Presentes, Enfeites e Guloseimas de Natal poderiam ser menos exagerados e ao invés, abrirmos mais nosso coração às necessidades que a Evangelização no Brasil, um País de dimensões continentais, têm, para anunciar com maior eficácia que Deus está no meio de nós, embora nem sempre o reconheçamos! Uma quantia qualquer por simples desencargo de consciência não agrada a Deus e nem ajuda a Igreja a cumprir, em nome dos cristãos já evangelizados, sua missão evangelizadora!

            O IXº Concerto Ecumênico de Natal em nossa Santo Antoninho, acolhe neste Domingo da Alegria o Coral Coopercitrus-Credicitrus de Bebedouro, com seu Diretor Artístico e Regente, Maestro Sérgio Alberto de Oliveira, a Regente-assistente e Pianista, Suzana Samorano e o Orientador de técnica vocal, Alexandre Mazza. Sob o tema de nosso Concerto: Um Natal dos Sonhos à luz da fé madura. Sintam-se todos convidados!

Desejando-lhes muitas bênçãos, com ternura e gratidão, o abraço sempre fiel e amigo,

Pe. Gilberto Kasper
(Ler Sf 3,14-18; Sl Is 12; Fl 4,4-7 e Lc 3,10-18)