Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GAUDETE, O DOMINGO DA ALEGRIA


Pe. Gilberto Kasper
 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.
            A profecia de Sofonias, na primeira leitura do Terceiro Domingo do Advento – Gaudete, o Domingo da Alegria, convida à alegria e ao júbilo, pois o Senhor manifestou sua presença de salvação no meio do povo. A sentença foi revogada e foram afastados os poderosos opressores que causaram destruição e exílio. A ação do Senhor suscita novas lideranças, a partir de um povo pobre e humilde que confia na sua presença de amor. A presença do Senhor consola e encoraja na missão de reconstruir a identidade e o país: “Não temas porque o Senhor está no meio de ti. Ele se compadece, ama e se alegra por ti, como nos dias de festa”.
            O salmo é o cântico de Isaías 12, uma ação de graças ao Senhor, que se revela como salvação no meio do povo. A experiência de “beber no manancial da salvação”, na fonte onde jorra a verdadeira vida, leva a divulgar as maravilhas do Deus Salvador por toda a terra (cf. Roteiros Homiléticos da CNBB, nº 24, p. 24).
            Na segunda leitura, Paulo convida os filipenses a exultar de alegria, pois o Senhor está próximo. O apóstolo ensina a testemunhar o evangelho com alegria, em meio às provações, à experiência da prisão, por causa de Cristo (Fl 1,12-26). A comunidade, enquanto aguarda a vinda do Senhor, deve ser identificada pela bondade, pelo amor solidário. É chamada a confiar suas necessidades ao Senhor em oração, súplica e ação de graças, confiando plenamente em sua palavra. A paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão humana, guarda o coração e os pensamentos em Cristo Jesus.
            O Domingo da Alegria, também conhecido como Domingo Rosa, terá o privilégio da participação de nosso IXº Concerto Ecumênico de Natal de Ribeirão Preto na Igreja Santo Antoninho, na Av. Saudade, 222-1, nos Campos Elíseos, durante a Missa das 10 horas, do Coral Coopercitrus-Credicitrus de Bebedouro, sob a regência do Maestro Sérgio Alberto de Oliveira. Será também, neste Domingo que as Comunidades do Brasil farão a Coleta para a Evangelização, ocasião em que somos convidados a partilhar de nossa pobreza, pensando naqueles que têm menos do que nós. Que nossa generosidade não nos permita levar apenas algumas sobras, mas algo doado com profundo amor, gratidão por tudo que Deus nos concede.