Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fraternidade e Saúde Pública


A Campanha da Fraternidade deste ano trata do tema “Fraternidade e Saúde Pública” e tem como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38, 8). O objetivo geral é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em  vista  de uma vida saudável, suscitando o  espírito fraterno e  comunitário das pessoas na atenção aos enfermos  e  mobilizar  por  melhoria   no sistema  público de saúde.

O cartaz da Campanha da Fraternidade reproduz a parábola do bom samaritano  (cf Lc 10, 29-37). Vemos ali a mão amiga do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente.  Esta  atitude  amiga  suscita  esperança e dá o clima do cuidado e do carinho que  devemos dispensar  aos  enfermos. O processo de cura de um  paciente  passa, necessariamente, pela relação humana, fraterna e de confiança que supera a dor e o isolamento, provocados pela enfermidade.

Na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, acontecerá a Abertura da Campanha da Fraternidade. Às 10 horas, o arcebispo D. Joviano participa da Coletiva de Imprensa, na Cúria Metropolitana; e às 20 horas, preside a celebração eucarística na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Fonte: Márcio Smiguel Pimenta – PASCOM – www.arquidioceserp.org.br