Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de Fevereiro – Dia de São Valentim (Mártir)


“São venerados cerca de oito santos com o nome de Valentim. Festejam-se no dia de hoje dois santos com esse nome. Um era sacerdote e viveu em Roma, no tempo do imperador Cláudio. Levado prisioneiro diante do imperador, professou corajosamente o nome de Jesus e censurou todos os que adoravam deuses falsos, ídolos construídos por mão humanas. Foi açoitado e a seguir decapitado na Via Flamínia, por volta do ano 270. No século IV o papa Júlio I construiu uma Igreja em sua honra. Outro São Valentim foi bispo de Terni, na Úmbria, por volta do ano 223. Foi responsável pela conversão de Crato, filósofo romano, o que lhe valeu o martírio, a mando do Governador romano, Abúndio. Ë o padroeiro da cidade de Terni. Seu culto perdura até hoje. Oração Prece da libertação do egoísmo Deus, nosso Pai, vós nos criastes para a felicidade já aqui nesta terra. É desejo vosso que a paz reine nos corações dos homens, que todos se sintam irmãos e filhos do mesmo Pai, cujo amor é eterno e cuja fidelidade dura para sempre. Somos nós, Senhor, que voltamos às costas ao vosso amor; com nosso egoísmo, transbordamos as medidas de nossos sofrimentos. Em vez de buscar a vida, caminhamos errantes pelos desertos da discórdia, das ofensas, do ódio, da vingança, das guerras fratricidas. Muitas vezes por causa do dinheiro, por causa do lucro, da vaidade de querermos ser superiores aos outros, odiamos nossos próprios irmão, mentimos e perdemos a nossa dignidade. Por isso, Senhor, não afasteis de nós a vossa face. Vinde libertar-nos de toda a opressão, vós que sois misericordioso e compassivo.”

Fonte:
Passagem Bíblica, dentre várias, sobre o Amor: 1 Coríntios, Capítulo 13

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos como por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Texto e pensamento particular:
Que o Amor pode guiar a Humanidade e nos tornar mais unidos, fraternos e humildes.

No livro “O Monge e o Executivo”, do autor James Hunter, há uma passagem que me chamou a atenção. Trata-se do trecho que fala sobre o uso do amor como comportamento. É como na frase de Vince Lombardi (primeiro treinador campeão do maior campeonato de futebol americano chamado Super Bowl): “Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização.”
Acredito que respeitar, ser ético, fraterno, cordial, atencioso, humilde, íntegro, honesto, ter bons sentimentos e etc. é praticar o amor, ou a Paz de Cristo que nos une, com os outros. Saber conviver já é uma forma de praticar o respeito, a tolerância e a amizade com as outras pessoas. Pense que todo conflito é resultante de uma tensão prévia. Evitar a tensão já é uma forma de administrar e prevenir conflitos, muitas vezes desnecessários. Vamos colaborar com os outros, buscando as soluções dos problemas em conjunto, de forma cooperativa, pois uma pessoa precisa do outra, e não enxergar nela alguém inimigo.

Autor: Demetrio Luiz Pedro Bom Junior