Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DIA 27 DE JANEIRO - DIA DE SANTA ÂNGELA DE MÉRICI


Padroeira da Bréscia - Itália.

"Nasceu em Desenzano del Garda (Bréscia) entre 1470 e 1475.Cresceu em uma família enraizada em princípios cristãos e baixo status social, embora relacionados a pessoas influentes.

Seu pai John, que era um cidadão de Bréscia, viveu trabalhando na terra. Sua mãe, Catherine, é a irmã de Bianchi Ser Biancoso de 'di Salo, durante muitos anos membro do Conselho Municipal daquela cidade.

Ângela tinha três irmãos e uma irmã.Ela viveu em Desenzano em sua juventude em um lugar chamado " The Raw ",num ambiente familiar cristão e simples, a exemplo dos pais, ganhando uma sólida formação espiritual.

Com dezoito anos Ângela fica sozinha, exposta aos perigos daqueles anos turbulentos, é então acolhida na casa de um tio rico,em Salo, freqüentada por pessoas refinadas e cultas.

Em Salo, para contrariar o espírito do mundo ,se dedica a uma vida de mortificação, é terciária franciscana, freqüentando os sacramentos da Confissão e da Comunhão. Aos 26 anos retorna para Desenzano,levando uma vida tranquila,no campo, dedicada à oração e obras de caridade, enquanto lentamente amadurece sua vocação.

Esta estadia é marcada pela experiência de uma visão no lugar Brudazzo (1506):

Ângela estava em oração quando vê no céu uma escada com várias virgens e anjos cantando.Ouve então sua irmã(já falecida),dizer que Deus quer que Ela funde uma nova ordem.Aquela melodia angelical, nunca mais saiu da mente de Santa Ângela,enquanto viva.

Ângela tinha apenas o curso primário e chegou a ser "conselheira" de governadores, bispos, doutores e sacerdotes. Os seus sofrimentos, sua entrega à Deus e a vida meditativa de penitência lhe trouxeram, através do Espírito Santo, o dom do conselho, que consiste em saber ponderar as soluções adequadas para todas as situação da vida.

Ela também, percebeu que naquele momento histórico, as meninas não tinham quem as educassem e livrassem dos perigos morais, e que as novas teorias levavam as pessoas a querer organizar a vida como se Deus não existisse. Para lutar contra o paganismo, era preciso restaurar a célula familiar. Inspirada pela Virgem Maria, fundou a Comunidade das irmãs Ursulinas, em homenagem a santa Úrsula, a mártir do século IV, que dirigia o grupo das moças virgens, que morreram por defender sua religião e sua castidade.

Ângela acabou se tornando a portadora de uma mensagem inovadora para sua época. Organizou um grupo de vinte e oito moças, para ensinar catecismo em cada bairro e vila da região. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos. Ângela teve uma concepção bastante revolucionária para sua época, quando se dizia que uma sólida educação cristã para as moças só seria possível dentro das grades de uma clausura.

Decidiu que era a hora de fazer a comunidade se tornar uma Congregação religiosa.Consta, pela tradição, que antes de ir à Roma para dar início a esse projeto, quis fazer uma peregrinação em Jerusalém. Assim que chegou, ficou cega. Visitou os Lugares Sagrados e os viu com o espírito, não com os olhos. Só recobrou a visão, na volta, quando parou numa pequena cidade onde existia um crucifixo milagroso, foi até ele, rezou e se curou. Anos depois, foi recebida pelo papa Clemente VII, durante o Jubileu de 1525, que deu início ao processo de fundação da Congregação, que ela desejava.

Ângela a implantou na Bréscia, dez anos depois, quando saiu a aprovação definitiva. E alí, a fundadora morreu aos setenta e cinco anos, em 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada, em 1807.
SITE OFICIAL
http://www.angelamerici.org/it_home.php"

Fonte: http://oamorsedeixaencontrar.blogspot.com/2012/01/dia-27-de-janeiro-dia-de-santa-angela.html