Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ADVENTO, TEMPO DE NOVA ESPERANÇA!

 ADVENTO, TEMPO DE NOVA ESPERANÇA!

Reunindo desejos, sonhos e utopias da humanidade por profundas transformações e dias melhores, manifestadas em veementes clamores em nossos dias, iniciamos o Advento, tempo de nova esperança, que alarga nossa vida para acolher o grande mistério da encarnação. Na perspectiva do Natal e Epifania do Senhor, como acontecimentos sempre novos e atuais, vislumbramos vigilantes e esperançosos, a lenta e paciente chegada de seu Reino e sua manifestação em nossa vida e na história. O Senhor nos garante que, nesta espera, não seremos desiludidos.

A Novena de Natal, preparada carinhosamente pelo nosso Seminário Maria Imaculada, pela Comissão para a Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto, o Pilar do Pão, e alguns padres colaboradores, é um instrumento muito importante para ajudar-nos viver, em família e em comunidade, este tempo de piedosa e alegre expectativa, este tempo de preparação para o Natal do Senhor. Neste ano ela é novamente impressa. Basta encomendá-la pelo Site: www.arquidioceserp.org.br.

Advento é também tempo especial de escuta e atenção à Palavra de Deus. Tempo de nos “engravidar” da Palavra, gestando em nós e entre nós o Verbo, como Maria, figura que tem especial destaque neste tempo.

Esperança tem muito a ver com perseverança. Perseverar em Deus. Não se trata de esquecer o que vivemos e seguirmos como se nada tivesse acontecido. Podemos viver calejados, com cicatrizes na alma, algumas vezes com momentos de dor, mas nunca perder a Esperança de que dias melhores virão.

A Esperança não nos ilude, mas nos faz caminhar com serenidade, acreditando que novas possibilidades surgirão, como nos fazia ver o Papa Francisco quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires: “Caminhar, de certo modo, já é entrar numa Esperança viva. Assim como a verdade, a Esperança é um dom que nos faz seguir adiante e nos convida a acreditar que cada novo dia trará consigo o pão necessário para a nossa subsistência”.

 Como alpinistas da graça divina, precisamos seguir em frente. Do meio das sombras nascerá a luz. Na hora da dor, brotará a verdadeira Esperança.

 O Advento, tempo de nova esperança, pede de cada um de nós atitudes concretas de mudança de comportamento. Somos convidados a preparar um Natal de Jesus diferente, bem diferente, que implica no cuidado com as pessoas, no zelo para com o meio ambiente que “geme em dores de parto” por maior respeito e menos ganância. Precisamos adotar uma urgente Eco teologia, uma Teologia que trate com seriedade as questões que ferem o meio-ambiente, que surram e judiam do Planeta. Quantos sustos mundo afora temos levado somente neste ano que se encaminha para o final. Há quem pergunte se seria o final dos tempos. É a natureza que reclama por espaço, respeito e cuidado, desde as mais pequenas atitudes pessoais, bem como as decisões governamentais, que medem seus países como desenvolvidos pela mera economia, mesmo que isso custe a vida ceifada por ciclones, enchentes e secas jamais vistas por nossas recentes gerações. Um país é desenvolvido pelas riquezas da cultura de seu povo, que tem o direito de viver dignamente!

 Bem por isso, iniciamos o rico tempo em preparação ao Natal do Senhor, a Luz que veio iluminar os corações aquecidos pelo Príncipe da paz, num Advento, tempo de nova esperança!

Pe. Gilberto Kasper

          Teólogo