Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de novembro de 2023

A IGREJA SANTO ANTONINHO NÃO FECHOU!

 

A Igreja Santo Antoninho não fechou. A motivação de escrever sobre ela novamente, são as indagações que ouço, de que “a Igreja Santo Antoninho fechou”, de que “pegou fogo”, de que “está sob intervenção judicial”, e tantas outras. No próximo dia 20 de novembro faz 15 anos e 07 meses que caminho com aquela Comunidade, sem ter faltado a uma só Missa ou atividade pastoral.

O entorno da Igreja Santo Antoninho apresenta um cenário, paisagismo deprimente porque a antiga Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, incendiada no dia 7 de setembro de 2019 foi totalmente demolida em 2022, ficando o terreno da Vila Emília, novamente, a mercê de dependentes de drogas. Acampam do lado de cima da Igreja entrando pela Rua São Paulo ou até mesmo pulando os horríveis tapumes na Avenida Saudade, 222.

Investimos aproximadamente R$ 50.000,00 em segurança como Internet, Câmeras, Alarmes, Concertinas e Cercas Elétricas depois de trinta e dois roubos no período de 15 anos e meio, na Igreja Santo Antoninho.

Alguns Gurus ou Videntes afirmam de que a Igrejinha “abandonada” está para ruir. É mentira. Com data de 2 de agosto de 2023, o Engenheiro Responsável e Coordenador do Grupo de Amigos da Santo Antoninho, Eng. Prof. José Roberto Romero divulgou e enviou aos órgãos competentes o seguinte Comunicado: “Venho por meio deste comunicar a todos os frequentadores que nós, da NEWTEC ENGENHARIA analisamos a estrutura da Igreja Santo Antoninho, para trazer a melhor solução. Salientamos que todas as medidas de segurança já foram tomadas, e a mesma não corre o risco de ruir (cair)”. Assinado: Eng. Prof. José Roberto Romero (Membro ABCP – CB – 18 Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da ABNT; ALCONPAT – Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patologia y Recuperación de la Construcción; Membro do IGEL – Instituto Gaúcho de Engenharia Legal e Avaliações com Registro no MEC – 24.452-8260/86. O Professor Romero só neste segundo semestre proferiu palestras sobre Patologias em construções centenárias, como é a Igreja Santo Antoninho, que neste ano completa 120 anos de fundação, na Noruega, na Bolívia, em Goiânia (GO), em Florianópolis (SC), em Gramado (RS) e finalmente em Istambul na Turquia. Agradecemos, de coração, por seu zelo e dedicação para com nosso Patrimônio tombado desde 2009 pelo CONPPAC – Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto.

Juntamente com o Professor Romero, contamos com o esmerado zelo e dedicação do Arquiteto Anderson Abe, que elabora todos os projetos necessários e exigidos pela legislação seja do CONPPAC, seja da Secretaria de Planejamento do Município de Ribeirão Preto. Além de nossa gratidão a ele, agradecemos imensamente o novo Presidente do CONPPAC, Dr. Lucas Gabriel Pereira, que juntamente com seus Conselheiros têm demonstrado interesse, boa vontade, agilidade e grande sensibilidade para com a Igreja Santo Antoninho. Além de pautar a necessidade de reforço estrutural, a rampa de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, orientando os projetos e caminhos necessários para o tão sonhado restauro de nosso Espaço Cultural de Espiritualidade, Dr. Lucas tem-nos prestigiado “In Loco” com sua sempre amável presença física.

No próximo dia 25 de novembro entre 9 e 11 horas, sob a coordenação de nossa querida Amália Terezinha Balbo Di Sicco, assessorada pela Nilza Marchetti, teremos nosso já tradicional (há 14 anos) Estudo Bíblico, aberto a todos que desejam aprofundar a Sagrada Escritura e sinodalmente compreendê-la melhor e vive-la na prática do amor hodierno.

A Missa é aos Domingos, às 9 horas da manhã. Sintam-se convidados todos os que se sentem afetiva ou efetivamente ligados à nossa amada Igreja Santo Antoninho que não fechou. Está aberta a todos que desejarem celebrar e formar comunidade de fé, oração e amor conosco!



Pe. Gilberto Kasper

          Teólogo