Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de junho de 2017

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS - SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino,
ao Deus que é, que era e que vem,
pelos séculos. Amém (Ap 1,8).”

Celebramos, no Décimo Domingo do Tempo Comum, a SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE! Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Sintamo-nos todos amados e acolhidos pela Trindade santa, com a qual queremos estabelecer firme comunhão de vida.
            Moisés sobe à montanha a fim de se encontrar com Deus e lhe pede clemência para si e para o povo. Deus demonstra o amor que tem pela humanidade, enviando seu Filho, Jesus Cristo.
            Deus se revela a Moisés como o Deus da misericórdia e da fidelidade. Deus é amor que salva e comunica vida plena. Temos o retrato da comunidade que procura viver os valores da Santíssima Trindade. Na eucaristia damos graças ao Pai, por Cristo, no Espírito, não só pelas maravilhas da criação, mas principalmente pelo plano divino de salvação que continuamente nos reúne e age em nossa vida.
            Gosto de comparar a Santíssima Trindade ao Amor gratuito com sabor divino! Deus é o AMANTE que ama Jesus Cristo, o AMADO com o AMOR, que é o Espírito Santo. E nós, somos amados por sermos cristãos, com o mesmo amor com que Deus, o amante, ama seu amado!
            Na Solenidade da Santíssima Trindade, buscando vivenciar ainda mais a beleza de Deus, celebramos sua própria intimidade de amor e vida a desabrochar dentro da história da humanidade.
            Quem é Deus? De que jeito Deus é? Como podemos deduzir da Palavra que ouvimos (neste domingo), Deus é eminentemente relação. Usando uma linguagem de hoje, podemos dizer que Deus nunca age sozinho; ele só trabalha em equipe. Ele mesmo é (digamos assim!) uma equipe básica perfeita, formada por três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Trata-se de uma equipe tão coesa, tão unida que, mais do que equipe, ela é uma verdadeira comunidade, a mais perfeita comunidade de vida e ação que se possa imaginar. A perfeição de seu amor unitivo é tão intensa que extravasa para dentro da história da humanidade por ele criada.
            De fato, Deus é assim. Ele mesmo faz questão de agir em parceria com os seres humanos por ele criados, a favor da qualidade de vida destes mesmos humanos. Moisés teve o imenso prazer de entender o sentido deste Deus que se faz presença amorosa: “O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés”.
            Séculos mais tarde, o pedido de Moisés foi plenamente realizado, na pessoa do próprio Filho unigênito que nos foi dado: E a Palavra se fez (pessoa) carne e habitou entre nós.
“Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente”.
            Que nada nos impeça, pois, de viver, em nossa vida pessoal, comunitária e social, aquilo que Deus é em sua essência.
            Nesse mundo dilacerado por discórdias e corrupções estarrecedoras, nossa comunhão no mistério da Santíssima Trindade, expresso por nossa participação na Eucaristia, nos faça, cada vez mais, missionários de unidade e de fraternidade entre os seres humanos. Sejamos cada dia mais protagonistas da paz, da justiça, da liberdade de expressão do amor genuinamente gratuito!
            A Solenidade da Santíssima Trindade anime nossas Comunidades de Fé, Oração e Amor, bem como nosso Clero, nossos Servidores Públicos e todos os cidadãos de boa vontade, a fazermos a experiência da comunhão, participação, da humildade, do serviço desinteressado e gratuito entre todos com quem vivemos, convivemos e trabalhamos.
            Na próxima quinta-feira, dia 15 de Junho, celebraremos a Solenidade de Corpus Christi. É a Festa da Eucaristia, único dia do ano em que o Santíssimo Corpo do Senhor sai em procissão, testemunhando que a Eucaristia é comunhão com o Senhor e com cada membro do seu corpo eclesial!
Nossa cidade carente de maiores cuidados, conta conosco, pois precisamos todos fazer nossa parte! Fica nossa súplica de que nossos Governantes nos permitam e nos proporcionem condições de ajudar a resgatar vidas surradas e machucadas. Não julguemos, mas ajudemos cada um a seu modo, sendo, entretanto TODOS ANJOS UNS DOS OUTROS!
            Desejando a todos muitas bênçãos, com ternura e gratidão, nosso abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper
(Ler Ex 34,4-6.8-9; Cântico de Daniel 3; 2 Cor 13,11-13 e Jo 3,16-18).
Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Junho de 2017, pp. 51-54 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum I (Junho de 2017), pp. 7-10.