Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

“CONVERTEI-VOS E CREDE NA BOA NOVA”


Pe. Gilberto Kasper* 

            “O convite de Jesus: ‘Convertei-vos e crede na Boa Nova’, que acompanha a recepção das cinzas, depois dos dias de Carnaval, na próxima quarta-feira, a Quarta-Feira de Cinzas, que Inicia o rico Tempo da Quaresma, acompanhada do Lançamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano de 2014 tem o tema: Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl 5,1), ressoa ainda mais forte e atualizado nas palavras apaixonadas do Papa Francisco a toda a Igreja, pastores e leigos. Ele exorta a despertar diante do chamado do Senhor, a sair dos velhos costumeiros de vida cristã sem sabor e entusiasmo e de uma pastoral costumeira e sem criatividade. É preciso, pelo contrário – afirma o Papa Francisco -, assumir o movimento cheio de comoção e de misericórdia, do pai que corre ao encontro do filho, antes que ele se aproxime da porta de casa (cf. Lc 15,20). É preciso passar da atitude de quem se limita a julgar e esperar que volte ao redil a ovelha que se afastou, para a atitude do pastor que vai à procura da ovelha perdida (cf. Lc 15,4-7). Movida pelo seu coração materno, a Igreja há de se tornar um ‘hospital de campo’ depois de um dia de batalha, solícita a acolher e curar qualquer ferido.

            Entrar no espírito penitencial e de conversão próprio da Quaresma, recebendo humildemente as cinzas sobre a cabeça, simbólico centro vital da pessoa, significa reconhecer os próprios pecados de desvio do caminho de Jesus e de sua boa nova, de preguiça espiritual, de omissão quanto ao que diz nosso chamado a seguir Cristo e seu exemplo de dedicação sem reservas ao Pai e aos homens.

            Sair de nós mesmos é sair da auto-referência para ir às periferias da vida, nas quais nos chama o amor. Esta ‘conversão’ interior e de estilo de vida chama à causa cada um e cada uma de nós. Constitui o nosso verdadeiro ‘êxodo’ a partilhar com Jesus.

            A Campanha da Fraternidade nos solicita a operarmos para que ninguém seja manipulado e vendido no tráfico humano, no entanto este tráfico não se refere somente aos eventos doloridos dos quais a mídia chega a falar. Esta situação equivocada de escravidão toca também nossas relações cotidianas na família, no trabalho, em relação ao dinheiro, ao sucesso a qualquer preço, à imagem de nós mesmos. Que cuidado estamos desenvolvendo na relação com aqueles que a vida colocou junto de nós como ‘nosso próximo’? Não está acontecendo, às vezes, prestarmos mais atenção a um cachorrinho de estimação que a uma criança ou uma pessoa idosa?” (cf. Roteiros Homiléticos da Quaresma de 2014 da CNBB, pp. 16-17)..

            Saibamos viver intensamente nossos exercícios quaresmais: uma oração de melhor qualidade; um jejum consciente de que um bilhão de pessoas passa fome diariamente no mundo; uma caridade que tenha sabor de solidariedade e de gratuidade.

            Celebraremos a Missa da Imposição das Cinzas, abrindo o Tempo da Quaresma e lançando a Campanha da Fraternidade, com jejum e abstinência de carne e outras tantas guloseimas desnecessárias em favor dos mais pobres, na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, Av. Saudade, 202, nos Campos Elíseos, na próxima quarta-feira às 8 horas, para a qual todos são convidados!

                                                                                              *pe.kasper@gmail.com

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.