Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
 

Iniciamos, nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia de Jejum e Abstinência, o sagrado tempo da Quaresma para celebrarmos, de coração renovado, o mistério pascal de Jesus. Desde os tempos mais antigos, a Quaresma foi considerada como período de renovação espiritual, de revigoramento interior, para o testemunho do Evangelho.
 

A celebração da bênção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus: "Convertei-vos e crede no Evangelho".Na abertura da Quaresma, tempo favorável de conversão, as leituras fazem forte apelo de mudança de vida e nos convidam a intensificar as práticas de caridade, oração e jejum.
 

Quaresma, quarenta dias que nos separam da grande festa da Páscoa da Ressurreição do Senhor! Neste tempo, procuremos trilhar o caminho da conversão proposto pelo Evangelho e pela Campanha da Fraternidade, que nos leva a refletir sobre o tema: 'FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO' e sobre o lema: 'É para a liberdade que Cristo nos libertou' (Gl 5,1) (Ler no Site: WWW.arquidioceserp.org.br a PASCOM, convidando ao Lançamento da Campanha da Fraternidade).
 

Quaresma é tempo de voltar para o Senhor, ele é benigno e compassivo . Há três grandes práticas quaresmais: caridade, oração e jejum. Neste tempo favorável, reconciliemo-nos com Deus e com os irmãos.

 

Pela escuta da Palavra do Mestre e pela acolhida da misericórdia divina revelada em Jesus, superam-se a falsidade e a infidelidade, constitui-se o novo povo de Deus. É nesta perspectiva que podemos compreender a palavra do Evangelho proposto para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas: os cristãos são chamados pelo Mestre a assumirem, com fidelidade, as obras da justiça - no relacionamento com o próximo: a partilha; para com Deus: a oração; para consigo mesmo: o jejum.

 

Na caminhada quaresmal, somos convidados a experienciar o Deus que acolhe nossa penitência, corrige nossos vícios, cuida de nós incansavelmente, fortifica nosso espírito fraterno, nos dá a graça de sermos nós também misericordiosos.

 

Agradecemos a todos que colaboraram na confecção do material anexado! Sintam-se incluídos no cálice precioso do Senhor, como nossa forma de gratidão!

 

Na Igreja Santo Antoninho, teremos a Celebração da Abertura da Quaresma com o Início da Campanha da Fraternidade de 2014, às 8 horas desta Quarta-Feira de Cinzas!

 

Desejando-lhes um Tempo muito rico de Bênçãos Quaresmais, com ternura e gratidão, nosso abraço amigo,
 

Pe. Gilberto Kasper

(Ler Jl 2,12-18; Sl 50(51); 2 Cor 5,20-6,2 e Mt 6,1-6.16-18).