Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL


Pe. Gilberto Kasper

 

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

            O mês de Agosto, no Brasil, por excelência, é o Mês Vocacional. Todo cristão é vocacionado ao amor! Pelo batismo todos participam do sacerdócio real e profético de Jesus Cristo. Os cristãos são convidados a serem discípulos e missionários do Senhor: são sacerdotes e sacerdotisas enquanto vivem os compromissos batismais, sendo no mundo a Igreja do Ir!

            Mas o Mês Vocacional se debruça sobre algumas vocações específicas na Igreja. Durante as quatro semanas, retoma e aprofunda, promove e reatualiza quatro grandes vocações, chamadas de específicas! O primeiro domingo é dedicado ao ministério ordenado. Rezamos e promovemos a Vocação ao Sacerdócio Ordenado. Toda a Igreja tem a responsabilidade de rezar pelas Vocações Sacerdotais, a fim de que nunca faltem Padres bons, dedicados e santos a serviço da santificação das Comunidades de Fé.

            O segundo domingo, dedicado aos Pais, retoma a vocação à paternidade e à maternidade. É, também, o início da Semana da Família, que em nossa Arquidiocese ocupa uma das prioridades do Plano de Pastoral. Os pais são os primeiros responsáveis para que os filhos tenham existência digna e feliz.

            O terceiro domingo do mês vocacional ocupa-se com a vocação à Vida Consagrada, rezando pelos Religiosos e Religiosas, imensa riqueza na evangelização da Igreja. São homens e mulheres que se consagram totalmente ao serviço do Reino de Deus, abrindo mão de constituir Família própria.

            Já o quarto domingo de agosto, agradece a vocação dos Catequistas e das Catequistas, bem como dos demais Ministérios Leigos que enriquecem a Igreja de Cristo presente num mundo sedento de Deus e de valores verdadeiros e essenciais à realização da humanidade.
            Possamos celebrar com esperança o mês vocacional, neste ano, premiado com a Jornada Mundial da Juventude, celebrada no Rio de Janeiro, que acolheu nosso amado Papa Francisco. Que seus sábios conselhos e exemplos concretos de vida austera, nos animem à conversão sacerdotal e ministerial, também nas bases: em nossa intimidade pessoal e na diocesaneidade, a partir das Comunidades que nos são confiadas. Nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto tem ainda outro grande motivo de gratidão: a chegada de seu novo Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva, empossado no dia 23 de Junho passado. Com simplicidade, vai conhecendo nossa realidade; conversando com seu novo rebanho, nossa Igreja particular. Seu lema “Permanecei em mim” (Jo 15,4) “expressa sua firme convicção de que só é possível viver e realizar bem o ministério episcopal numa profunda intimidade com Jesus Cristo, o Bom Pastor”. Sejamos, todos: Sacerdotes e Diáconos, dóceis à “firme convicção” de nosso Arcebispo, vivendo sinceramente com ele, a comunhão, a unidade e o bem de todo nosso ministério pelo Reino de Deus a ser anunciado e vivido bem todos os dias. Nossa vocação é eterna, nosso sim generoso e verdadeiro deve ser diário!