Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO GERA NOVO BISPO


No último dia 7 de Novembro de 2013, quinta-feira, às 20h00 o Ginásio de Esportes Pedro Ferreira dos Reis “Docão” em Sertãozinho (SP), servirá de “Útero Gerador de um novo Bispo”, o querido Mons. Ilson de Jesus Montanari, nomeado no dia 12 de Outubro de 2013, Arcebispo titular de Capocilla e Secretário da Sagrada Congregação para os Bispos no Vaticano. Passarão por sua capacidade reconhecida pelo Santo Padre o Papa Francisco, todos os processos inerentes àquela Congregação, que estuda, seleciona todas as nomeações de novos Bispos e a criação de novas Dioceses no mundo todo.

            Nascido em Sertãozinho, onde também recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã e os dois graus do Sacramento da Ordem: o Diaconado e o Presbiterado, exercendo grande parte de seu Ministério Sacerdotal entre o povo que o viu nascer, crescer em sabedoria e graça, receberá agora o grau maior do Sacramento da Ordem: a do Episcopado! Imensa alegria transborda de nossos corações, nós que tivemos o privilégio de iniciar nossos estudos de Filosofia e viver nossa “juventude presbiteral” na companhia do baluarte da sabedoria, sempre competente e criativo na serenidade, nosso “Irmão no Sacerdócio”, grande e humilde em tudo que realizou em favor da Pastoral e da Fraternidade Presbiteral de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto.

            Depois de demonstrar sua capacidade e sua disponibilidade no “serviço à Cúria Romana”, nosso amado Papa Francisco olha para a humildade de nossa Igreja particular e dela escolhe uma “pérola” para conferir-lhe com incomparável confiança, o futuro do Colégio Apostólico e da Igreja Discípula e Missionária: Mons. Ilson de Jesus Montanari!

            Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, ao lado de Dom Odilo Pedro, Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP) e Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG), diante de numerosos Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Seminaristas, Religiosos, Religiosas e Povo Santo de Deus, conferirão a Ordenação Episcopal ao precioso Mons. Ilson de Jesus Montanari, que certamente seguirá os passos de humildade, ternura e serviço, configurado a Cristo, o Bom Pastor, do nosso amado Papa Francisco.

            Enraizado e fundamentado em Cristo” é o lema que conduzirá o Ministério Episcopal deste nosso querido irmão, que seguramente será uma riqueza para a Igreja no mundo. Olhando-o e ouvindo-o, possamos ver e ouvir o próprio Cristo, que sempre conta com a ternura dos Sucessores dos Apóstolos, os Bispos, para com o Rebanho, dedicando especial carinho àquelas ovelhas mais frágeis, surradas pela vida e quiçá excluídas do redil.

            Sinta nosso novo Arcebispo, Dom Ilson de Jesus Montanari, o carinho de nossas orações e da ternura de suas ovelhas.
Padre Gilbero Kasper

Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente na Associação Faculdade de Ribeirão Preto da UNIESP, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.