A Campanha da Fraternidade deste ano trata do tema “Fraternidade e Saúde Pública” e tem como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38, 8). O objetivo geral é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
O cartaz da Campanha da Fraternidade reproduz a parábola do bom samaritano (cf Lc 10, 29-37). Vemos ali a mão amiga do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente. Esta atitude amiga suscita esperança e dá o clima do cuidado e do carinho que devemos dispensar aos enfermos. O processo de cura de um paciente passa, necessariamente, pela relação humana, fraterna e de confiança que supera a dor e o isolamento, provocados pela enfermidade.
Na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, acontecerá a Abertura da Campanha da Fraternidade. Às 10 horas, o arcebispo D. Joviano participa da Coletiva de Imprensa, na Cúria Metropolitana; e às 20 horas, preside a celebração eucarística na Catedral Metropolitana de São Sebastião.
Fonte: Márcio Smiguel Pimenta – PASCOM – www.arquidioceserp.org.br