Marcos é o evangelista do novo Ano Litúrgico. Ele trás a boa notícia: Jesus Cristo é o Filho de Deus. Em seguida, nos fala de João Batista como mensageiro de Deus, encarregado de preparar o caminho do Senhor e endireitar suas estradas.
Neste tempo do Advento somos chamados a assumir a vocação e a missão do Batista, endireitando a estrada de nossos atos e atitudes que nos conduz ao Senhor. Nos tempos antigos, andava-se muito a pé. Uma estrada acidentada dificultava a viagem. João Batista prega a conversão, depois de ter passado um bom tempo no deserto. O deserto, na tradição bíblica, é o lugar propício para a purificação e tomada de decisão, ou seja, de conversão. Antes de pregar a conversão e batizar na água, João Batista esteve no deserto. Endireitar a estrada é também criar condições para que outras pessoas possam experimentar a alegria do encontro com o Senhor.
A liturgia, com a riqueza das orações e dos textos bíblicos, nos possibilita um itinerário de conversão para que possamos acolher a Jesus Cristo, Filho de Deus. Jesus de Nazaré - aquele que anuncia e dá início ao Reino de Deus, sendo mais forte do que João - batiza com o Espírito Santo.
+ Joviano de Lima Júnior, sss
Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto
Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto