Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de abril de 2022

O CONCÍLIO E O ECUMENISMO! Parte I

 

Padre Gilberto é Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. Contato: pe.kasper@gmail.com

O Decreto sobre o Ecumenismo “UNITATIS REDINTEGRATIO” (UR) foi oficialmente promulgado no dia 21 de novembro de 1964 pelo Papa São Paulo VI, que teve como resultado 2.137 votos a favor e 11 contra, por parte dos Padres Conciliares.

            O Concílio Vaticano II foi o vigésimo primeiro concílio ecumênico. Os oito primeiros ocorreram no primeiro milênio e trataram principalmente sobre a cristologia e a pneumatologia. Os seguintes, que tiveram como protagonistas principalmente os bispos do Ocidente – costuma-se datar a separação declarada entre Constantinopla e Roma do ano 1054 – e que ocorreram na Idade Média, se pautaram muito mais por questões de disciplina eclesiástica.

            Ao recebermos o “Itinerário Sinodal” para a Fase Arquidiocesana da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 2023 convocado pelo Papa Francisco, nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva, escreveu: “O presente texto está em plena conformidade com o Documento Preparatório: ‘Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão’ e o Vade-mécum para o Sínodo sobre a Sinodalidade; este Itinerário foi preparado pela nossa Comissão Especial para o Sínodo”. Já a Comissão Especial para o Sínodo em sua apresentação e saudação inicial afirma: “A Igreja reconhece que a sinodalidade é parte integrante da sua verdadeira natureza. Ser Igreja sinodal exprime-se nos Concílios ecumênicos, nos Sínodos dos Bispos, nos Sínodos diocesanos e nos Conselhos diocesanos e paroquiais. Há muitas maneiras pelas quais já experimentamos formas de ‘sinodalidade’. No entanto, ser Igreja sinodal não se limita a estas instituições já existentes. De fato, a sinodalidade (que significa caminhar juntos) não é tanto um acontecimento ou um slogan, mas um estilo e uma forma de ser pela qual a Igreja vive a sua missão no mundo. A missão da Igreja exige que todo o Povo de Deus esteja num caminho em conjunto, com cada membro a desempenhar o seu papel crucial, unidos uns aos outros. Uma Igreja sinodal em comunhão para prosseguir uma missão comum por meio da participação de cada um dos seus membros” (Itinerário Sinodal da Comissão Especial para o Sínodo p. 04 e 06).

O Sínodo é sem dúvida, uma revisita ao Concílio Ecumênico Vaticano II. O Documento Preparatório recorre aos pilares da Comunhão e Participação que conduziram a IIª Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha de Puebla em 1979, bem como ao pilar da Missão que norteou a Vª Conferência de Aparecida em 2007. Minha reflexão pretende retomar a questão do Ecumenismo na Igreja, de certa forma esquecida, excluída e rechaçada por razoável número de fiéis católicos, seja por inocente ignorância, seja por convicção de não aceitarem o diálogo inter-religioso, mesmo sabendo que Deus quer uma “Igreja Sinodal” e por conseguinte, uma Igreja madura e disposta ao diálogo também com o “diferente”!

Geralmente quando se fala sobre o CONCÍLIO VATICANO II   omite-se o termo “Ecumênico”. Nunca me atrevi a emitir juízos ou críticas do por que da omissão. Apenas me intrigava o fato de principalmente nós, os católicos, omiti-lo. Passei então a ouvir fiéis de nossas Comunidades de Fé, como Agentes de Pastoral, Pessoas comprometidas com o crescimento de nossa vida eclesial, e percebi que a maioria ignora tratar-se de um CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Não me surpreendi, porque a história deste decreto é bastante complicada. O problema do ecumenismo foi sentido vivamente pelos Padres conciliares, cujas propostas se referiam ao ecumenismo em geral, aos meios de conseguir a união, aos problemas específicos dos ortodoxos, anglicanos e protestantes, à communicatio in sacris¹ etc.

(A segunda Parte do Artigo será publicada na próxima postagem)



quarta-feira, 20 de abril de 2022

APRESENTANDO A NOVA DIRETORIA DO FAC!

 

Padre Gilberto Kasper é Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. Contato pe.kasper@gmail.com


 

O FAC conta com sua solidariedade! Dia 07 de abril de 2022, quinta-feira, às 16 horas, foi apresentado o Novo Conselho Diretor do FAC à Sociedade de Ribeirão Preto e Região, bem como a exibição dos Planos de Ação dos Projetos realizados no ano de 2021 nos dois Núcleos de Solidariedade: Dom Bosco, na Rua Imigrantes Japonese, 1065, no Parque Ribeirão Preto que acolhe 80 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e o Dom Hélder Câmara, que acolhe Famílias em Situação de Vulnerabilidade, promovendo o vínculo familiar e social. Mães, adolescentes, crianças e jovens que convivem e usufruem dos projetos do FAC, deram testemunhos edificantes, de profunda gratidão e amor por nossa Organização da Sociedade Civil. Graças às inúmeras parcerias celebradas nos últimos anos junto a Instituições Públicas, Acadêmicas e Privadas com Projetos Socioeducativos, mais de 150 jovens e adultos aguardam para serem acolhidos. Já estão matriculados 120 alunos, o número máximo de cada turma, que encaminha nossos adolescentes, jovens e adultos de qualquer idade ao mercado de trabalho e os devolve à escola e à família. A Diretoria que concluiu sua gestão em 31 de março de 2022, foi carinhosamente agradecida nas pessoas de seu ex-presidente, o Diácono Pérsio Luiz Dugaich e ex-vice-presidente Maria Cristina Nunes Consoli que ficaram de transmitir o agradecimento aos Membros (ausentes) que os apoiaram durante seu trabalho junto ao FAC.

 

Na Assembleia Geral realizada no dia 24 de fevereiro de 2022, foi reestruturado e eleito o novo Conselho Diretor, que proverá recursos e acompanhará a manutenção dos Projetos do FAC – Fraterno Auxílio Cristão da Cidade de Ribeirão, que ficou assim constituído: Presidente: Pe. Gilberto Kasper; Vice-Presidente: Pe. José Alceu de Souza Júnior; Secretário: Dr. Fabrizio Magalhães Leite; Segundo Secretário: Dr. José Maria Simões de Vergueiro; Tesoureira: Marisa Tabor da Costa; Segundo Tesoureiro: Tapyr Sandroni Jorge; Conselheiros Fiscais: Amália Terezinha Balbo Di Sicco, Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, José Carneiro Gobbo, Dr. José Geraldo Dias, Maria Helena Ponton Salvi e Anderson Abe.

 

Dom Moacir Silva, nosso Arcebispo Metropolitano presidiu e abençoou o novo Conselho Diretor do FAC, que se propôs a “Caminhar Junto”, como nos pede o Sínodo dos Bispos. É imprescindível que os membros da diretoria do FAC caminhem juntos em “comunhão, participação e missão”, para que possam promover a dignidade das pessoas que dependem da Instituição. Inúmeras autoridades, benfeitores, colaboradores e amigos do FAC estiveram presentes, todos com muita alegria e exalando simpática confiança no FAC! Também alguns meios de comunicação se dignaram a cobrir esse momento de grande importância para Ribeirão Preto, ainda tão judiada pela extrema pobreza “perambulando” pelas ruas de nossa rica cidade!

 

A próxima promoção para arrecadar Fundos será “Porco no Rolete” dia 22 de maio de 2022, domingo, entre 12 e 16 horas no Salão Paroquial da Paróquia Santa Tereza de Ávila, Praça das Rosas, no Jardim Recreio em Ribeirão Preto. Reserve já o seu convite pelo Telefone: (16) 3237-0942. Um Convite que você adquirir, ajudará um grande número de Crianças, Adolescentes e Famílias em Situação de Vulnerabilidade. A crise econômica também atinge as Entidades que cuidam dos mais surrados pela vida de nossa cidade.

 

Sintam-se convidados a conhecerem nosso Espaço, nossa Atuação que não é mero assistencialismo e os Membros do Novo Conselho Diretor do FAC. Será grande nossa alegria poder receber nossos amigos, autoridades, benfeitores, sócios contribuintes e voluntários, na própria Sede do FAC – Rua Barão do Amazonas, 881, Centro de Ribeirão Preto, parcialmente reformada pelo Conselho sob a direção do Pe. José Alceu de Souza Júnior, com o generoso apoio da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa.  A coordenadora geral do FAC, Ana Abe, os acolherá com profundo amor e solicitude!

 

            Agradecemos de coração, a sensibilidade de todos! Para isso, insistimos na generosa caridade de pessoas que possam nos ajudar, depositando qualquer quantia em nossa Conta Bancária.

                        Banco do Brasil – Agência 4242-0 – Conta Corrente: 20029-8

                                               CNPJ: 56.019.813/0001-88

 

            Também é possível tornar-se Sócio Contribuinte ou apadrinhando uma de nossas 80 Crianças, mensalmente, solicitando seu boleto bancário pelo Telefone (16) 3237-0942, garantindo assim a sustentabilidade de nossos Projetos. Partilhando de nossa pobreza, receberemos certamente uma recompensa maior “porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).

quarta-feira, 13 de abril de 2022

CELEBREMOS O TRÍDUO PASCAL COM NOVA ESPERANÇA!

 

Padre Gilberto Kasper é Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. Contato: pe.kasper@gmail.com



Os três dias, que vão da tarde da quinta feira à tarde do domingo (Calendário Romano 19) constituem o tríduo “da morte, da sepultura e da ressurreição” do Senhor. Na origem, a sexta e o sábado foram caracterizados pelo jejum, o domingo pela alegria, sem que houvesse qualquer celebração a não ser a vigília. Desse ponto de vista, não se pode dizer que o tríduo seja uma extensão da vigília. Ele constitui uma realidade essencial e pressuposta para que a noite pascal se revista plenamente de seu sentido: com efeito, ela é a passagem do jejum à festa, como foi, para o Cristo, a passagem da morte à vida.

A celebração da quinta-feira santa encontra seu ápice na Instituição da Eucaristia. É, também, o dia da instituição do sacerdócio. “Fazei isto em memória de mim”!

A celebração não eucarística da sexta feira santa (Palavra, Oração Universal, Veneração da Cruz e Comunhão) tem por fim introduzir mais profundamente no mistério pascal e preparar a comunidade para a Vigília Pascal.

            No centro, acha-se a Vigília Pascal, que celebra toda a história da salvação, culminando na morte e ressurreição do Cristo. Ela comporta uma Celebração com o Rito da Bênção do Fogo Novo, a Preparação do Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa, a Liturgia da Palavra e Batismal (com a renovação das Promessas Batismais) e a Liturgia Eucarística. É “a mãe de todas as Vigílias e Celebrações”!

            Na quinta feira santa, às 9 horas, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, concelebraremos a Missa da Unidade com a Bênção dos Santos Óleos, presidida por nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva. É também nesta ocasião que os Presbíteros renovam diante do Arcebispo e do Povo de Deus reunido, suas promessas sacerdotais.

 As Celebrações do Tríduo Pascal serão celebradas na Igreja Matriz da Paróquia Santa Tereza de Ávila no Jardim Recreio de Ribeirão Preto. Na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, celebraremos apenas as Missas Dominicais às 9 horas. Enquanto nosso Templo continuar naquele cenário deprimente, fica difícil celebrarmos à noite. As pessoas não se sentem seguras de irem à Santo Antoninho ao anoitecer. É lamentável, mas esta é nossa atual realidade!

Iniciando na quinta feira santa às 18 horas, celebraremos as Instituições dos Sacramentos da Eucaristia, da Ordem e da Humildade (o Lava-Pés) e a Vigília Eucarística após à Missa. A celebração da Paixão e Morte do Senhor será na sexta feira santa (Dia de Jejum e Abstinência, bem como Coleta para os Lugares Santos) na parte da tarde às 15 horas. A Vigília Pascal no sábado santo será à noite às 18 horas. No domingo da Ressurreição do Senhor, celebraremos a Missa Solene às 9 horas na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres nos Campos Elíseos e às 18 horas na Igreja Matriz da Paróquia Santa Tereza de Ávila no Jardim Recreio. Sejamos próximos uns dos outros na oração, abraçando-nos espiritualmente. Celebremos o Tríduo Pascal com nova esperança! Aproveitemos essa pós-graduação do abraço fraternal! Abençoada, Feliz e Santa Páscoa!



quarta-feira, 6 de abril de 2022

COLETA DA SOLIDARIEDADE! PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA DE 2022 NA IGREJA SANTA TEREZA D´ÁVILA

 

Padre Gilberto Kasper é Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista. Contato: pe.kasper@gmail.com

 


A ABERTURA DA SEMANA SANTA acontecerá no próximo domingo, dia 10 de abril, quando em nossas Comunidades teremos a Celebração Eucarística com a tradicional Bênção e Procissão dos Ramos. É o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor!

Com o DOMINGO DE RAMOS, descortina-se a Semana Santa em que a Igreja celebra os mistérios da salvação levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pela entrada messiânica em Jerusalém.

Os ramos abençoados lembram que estamos unidos a Cristo na mesma doação pela salvação do mundo, na labuta árdua contra tudo o que destrói a vida. Neste ano somos convidados a seguir as orientações da Campanha da Fraternidade, refletindo a situação da educação em nosso país, dialogando sem radicalismos e polarizações: Fraternidade e Educação! “Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31,26). Cuidemos uns dos outros!

Se durante a Quaresma fizemos o propósito de “não falar mal de ninguém”, o DOMINGO DE RAMOS que abre a grande Semana Santa nos convida ao balanço: conseguimos não falar mal de ninguém ao longo deste grande deserto em preparação à festa da Páscoa? Os pregos de hoje, que crucificam Jesus na pessoa do próximo é, frequentemente a língua ferina, que mente, calunia, difama, destrói a oportunidade de o outro crescer. Muitas vezes por pura inveja. Quantas vezes não suportamos que o outro seja melhor!

Será também o domingo da prestação de contas de todos os nossos exercícios quaresmais de oração com melhor qualidade, de jejum consciente, pensando naqueles que não têm o que comer todos os dias e, finalmente a profunda, sincera e generosa caridade! Sejamos honestos e devolvamos, no espírito da COLETA DA SOLIDARIEDADE os frutos saborosos colhidos em benefício dos que tem menos do que nós. A entrega de nossa partilha deverá ser o que na verdade deixamos de consumir na Quaresma, neste tempo tão rico de conversão, perdão, misericórdia e reconciliação. Ninguém terá o direito de reter qualquer centavo desta, que é a Coleta da Fraternidade. Não deixemos que nada desvie a coleta de sua verdadeira finalidade! Isso seria feio e grave pecado contra a justiça!

            Aguardamos orientações de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto e da Equipe que coordena a Campanha da Fraternidade, como a partilha de nossa pobreza, através da Coleta da Solidariedade será revertida aos projetos, especialmente os que contemplam a Educação tão flagelada em nossos tempos difíceis!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA DE 2022 NA IGREJA SANTA TEREZA D´ÁVILA.

Domingo de Ramos – 10 de abril

(Coleta da Solidariedade – Campanha da Fraternidade 2022)

18h00 – Bênção dos Ramos diante da Igreja e Procissão para a

Missa no interior da Igreja!

Na Missa no Sábado dia 9 de abril só haverá bênção dos Ramos!

 

Segunda-Feira Santa – 11 de abril

Visita aos Enfermos pelos MESCE Agendadas!

 

Terça-Feira Santa – 12 de abril

Visita aos Enfermos pelos MESCE Agendadas!

 

Quarta-Feira Santa – 13 de abril

Visita aos Enfermos pelos MESCE Agendadas!

 

Quinta-Feira Santa – 14 de abril

09h – Missa da Unidade na Catedral Metropolitana de São Sebastião!

18h – Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e da Humildade (Lava-Pés)!

 

Sexta-Feira Santa – 15 de abril – Dia de Jejum e Abstinência

15h00 – Celebração da Paixão e Morte do Senhor

Celebração da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e

Distribuição da Sagrada Comunhão!

“Dia de recolhimento e silêncio e Coleta para os Lugares Santos”

 

Sábado Santo – 16 de abril – VIGÍLIA PASCAL – A Mãe das Vigílias!

18h00 - Proclamação da Páscoa, Liturgia da Palavra, Renovação das Promessas Batismais e Liturgia Eucarística!

 

Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor – 17 de abril

18h00 – Missa Solene

 

 

Praça das Rosas, s/n – Jardim Recreio - Tel.: (16) 98196-7344 - Ribeirão Preto – SP.

 

Diác. Hilton Marcos Alves Ricz

Pe. Gilberto Kasper

                                                                                                                   Pároco

 

 

 

“O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado.

Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade” (1Cor 5,7s).

 


 

Feliz, Santa e Abençoada Páscoa!